Marataízes: Jander reassume na segunda - Jornal Fato
Política

Marataízes: Jander reassume na segunda

Depois de quase dois anos...Tucano foi notificado na tarde de hoje (25) para retomar o cargo


Após 21 meses afastado, o prefeito de Marataízes, Jander Nunes Vidal (PSDB), conseguiu na Justiça revogar a última liminar que o mantinha fora da Prefeitura do balneário.

A juíza de Direito Paula Ambrozim de Araújo Mazzei determinou o retorno de Vidal ao cargo na próxima segunda-feira (30). Ele recebeu a notificação na tarde de hoje (25).

O prefeito disse que sempre acreditou que a justiça seria feita e iria retomar o mandato. "Em primeiro lugar, me senti humilhado, mas foi um período de reflexão. Nesse tempo tive a tranquilidade para pensar muito e separar o joio do trigo. O que fizeram comigo foi uma injustiça, uma cassação branca. Mas, felizmente, tudo correu bem e o momento agora é de paz e pensar no bem de Marataízes", declarou.

 

Prestes a reassumir o comando do Poder Executivo Municipal, Jander Nunes Vidal revelou já ter definido os componentes do primeiro escalão para o tempo restante de sua gestão.

 

 

"Praticamente todos os nomes estão definidos para compor o nosso secretariado. Nosso grupo vem se reunindo semanalmente e ainda falta apenas uma secretaria - ou duas - a ser definida. Temos todo o planejamento inicial da administração e os nomes escolhidos são de pessoas com capacidade de assumir as pastas a elas designadas".

 

Propostas

 

 

Vidal disse ter vários projetos prontos para os próximos meses. "Já temos enumeradas as nossas prioridades. Nossa primeira ação será a implantação do pregão eletrônico, que dará muito mais lisura nas contratações da Prefeitura. As primeiras obras a serem feitas serão a da Praça da Barra, do CAIC e da rede de esgoto do bairro Santa Rita", anuncia.

Em relação às casas da Praia da Areia Preta que sofrem com a erosão marinha, o prefeito alega que terá que realizar um estudo para definir uma maneira de transformar aquela área num calçadão com quebra-mar.

"Posso dizer que, acima de tudo, será levado em conta o respeito às famílias que lá residem. Aquela praia será totalmente reurbanizada, pois é uma das mais belas do município. Também teremos que conter a erosão da Praia de Lagoa Funda com um quebra-mar e o replantio da restinga marítima, que ajuda a conter a erosão", enumera.

Sucessor

Ele ainda busca um nome para sucedê-lo na Prefeitura de Marataízes em 2016. "A política é dinâmica e não podemos deixar para última hora a tomada de decisões. Estamos em busca de um nome de consenso para apoiarmos. Temos bons nomes em vista, mas ainda é cedo para falarmos sobre eles", esclarece.

 

Entenda os fatos

O prefeito e outras três pessoas são acusados de fraudar licitação em 2009, para desviar recursos federais destinados à merenda escolar.

Vidal, a ex-vice-prefeita Dilcea Marvila de Oliveira, o ex-presidente da Comissão de Licitação, Moacyr dos Santos Filho, e a empresária Suely Teixeira Neto foram denunciados à Justiça pelo Ministério Público Federal (MPF).

Os quatro são acusados de fraude em licitação, crime de responsabilidade, falsificação de documento particular e uso de documento falso.

Jander, Dilcea e Moacyr foram afastados dos seus respectivos cargos em julho de 2013. Em janeiro do ano passado, outra liminar os manteve fora, "para evitar mais desfalques aos cofres da Prefeitura ou prejudicar o andamento das investigações".

Na denúncia apresentada pelo MPF, o procurador regional José Augusto Simões Vagos acusa que, desde o início do governo de Jander Nunes Vidal, em 2009, "a Prefeitura de Marataízes fraudou vários contratos de licitação, inclusive com o uso de documentos falsificados. Entre outras irregularidades, a concorrência da merenda não teve divulgação pública e empresas capixabas não foram convidadas a participar. As três concorrentes eram fluminenses: Suely Teixeira Neto Me, vencedora sediada em Macaé (RJ), e duas atacadistas de materiais hospitalares, cujos documentos analisados pela comissão de licitação eram falsificados".

 

 

 

 

Comentários