Novidades no Auto da Paixão em Jaciguá - Jornal Fato
Cultura

Novidades no Auto da Paixão em Jaciguá

As modificações estreiam na noite da Sexta-Feira Santa (03/04)


Em seu 43º ano, a encenação da Paixão de Cristo no distrito de Jaciguá, em Vargem Alta, na serra sulina, traz cenas inéditas.

As modificações estreiam na noite da Sexta-Feira Santa (03/04), a partir das 19h30, na Praça Padre Olívio, sede do distrito.

A tradicional peça ao ar livre, uma das maiores do gênero na região, conta com mais de 150 pessoas em cena, com duração aproximada de duas horas.

Iniciado em 1971, com uma Via Sacra pelo idealizador Agostinho Agrizzi (em memória), o espetáculo virou uma tradição que movimenta todas as localidades vizinhas, atraindo expressivo público. Entre elas, Boa Esperança, Prosperidade, Paraíso Serrano, São José de Fruteiras e a sede.

Na última edição, o distrito de Jaciguá recebeu quatro mil pessoas. E a expectativa para esta edição é que seis mil assistam ao espetáculo. O diretor Julimar Paiva revela que o novo roteiro, com cenas inéditas, aborda assuntos atuais.

"Cenas como a que Herodes manda degolar João Batista e o Cobrador de Imposto são algumas das novidades".

O espetáculo mantém ainda o costume de anos anteriores de utilizar cavalos em cena.

Para Julimar, a cada espetáculo ocorre um "friozinho na barriga. Mesmo ensaiando constantemente, não sabemos como será na hora H. Por isso, a preocupação inicial. Mas depois vem a emoção e a certeza do dever cumprido de toda a equipe envolvida".

 

 

Últimos preparativos

A menos de dez dias para a apresentação da "Paixão de Cristo", os organizadores correm com os últimos preparativos.

Os ensaios acontecem às segundas-feiras no salão da igreja e às  terças-feiras e aos domingos, na Praça Padre Olívio, local do espetáculo.

Os organizadores finalizam a confecção de figurino e do cenário. "Estamos atrás de material para a elaboração das roupas e do cenário. Contamos com a colaboração dos comerciantes e da sociedade em geral", comentou um dos responsáveis.

A comunidade busca manter a tradição religiosa. E a encenação é feita por mais de 150 pessoas, com funções de atores, figurantes, narradores, músicos e técnicos. Os ensaios contam com o apoio da Prefeitura de Vargem Alta, empresários, comerciantes e da própria comunidade.

 

 

Ator de novelas interpreta Jesus

O papel de Jesus Cristo, interpretado pelo empresário Pedro David Maralha durante 22 anos, desta vez caberá ao experiente ator vargem-altense Gilliard Sartóri, que já participou de algumas novelas da Rede Globo. Entre elas, Araguaia e Cordel Encantado.

Sartóri considera "uma honra" interpretar a figura central do Cristianismo. "É uma responsabilidade do tamanho do mundo, pois é um personagem com um arquétipo fortíssimo", disse.

Emocionado, o ator revela que vem se dedicando muito - estuda, lê os editorias bíblicos e assiste a várias versões da encenação. "Sinto Deus como diretor. Ele vai colocando em meu coração o que deve ser feito".

Rael Sérgio

 

Comentários