Governador participa da posse de juiz do TRE - Jornal Fato
Política

Governador participa da posse de juiz do TRE


Foto: Romero Mendonça/Secom-ES

 

Após participar de evento no interior do Estado, na tarde desta quarta-feira (18), o governador Paulo Hartung seguiu para a solenidade de posse do  advogado Adriano Athayde Coutinho como novo Juiz membro da Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES). O evento aconteceu na sede do Tribunal, na Praia do Suá, em Vitória. Nomeado pela Presidência da República, o jurista ocupará, na Classe dos Advogados, o cargo que estava vago desde a saída do então Juiz Marcus Felipe Botelho, em janeiro de 2016.

 

"Estamos vivendo um momento desafiador na nossa sociedade. Especialistas já apontam essa crise financeira como a pior dos últimos 120 anos. Também vivenciamos uma crise ética sem precedentes e, neste sentido, instituições como o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) são fundamentais para estabelecer equilíbrio, bom senso e exemplo de boas práticas para o país, principalmente, no próximo processo eleitoral que será muito duro por conta do atual cenário político", disse Hartung.

 

Adriano Athayde Coutinho

 

Formado em Direito pela UVV, em 2001, o advogado Adriano Athayde Coutinho possui mestrado em Direito Processual Civil pela UFES, além de Pós-graduação Lato Sensu em Direito Processual Civil na FADISC - Faculdades Integradas de São Carlos/SP.

 

Composição

 

O TRE-ES é composto de sete juízes membros eleitos. Das sete vagas, dois juízes são escolhidos dentre seis advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral, indicados pelo Tribunal de Justiça (TJ) e nomeados pelo Presidente da República. Outros dois membros são originados da classe dos desembargadores do TJ; dois juízes escolhidos pelo TJ, dentre juízes de direito; e um juiz federal é escolhido pelo Tribunal Regional Federal. Os juízes membros, salvo motivo justificado, exercem na Corte mandato obrigatório de dois anos, e nunca por mais de dois biênios consecutivos.

 

 

*Com informações da Assessoria de Comunicação do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo, (TRE-ES).

 

Comentários