Convênio autoriza restauro da Casa dos Braga - Jornal Fato
Política

Convênio autoriza restauro da Casa dos Braga

Governador Paulo Hartung (PMDB) e o prefeito Carlos Casteglione (PT) assinaram a ordem de serviço


O governador do estado Paulo Hartung (PMDB) e o prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Carlos Casteglione (PT) assinaram na tarde de quinta-feira (10), a ordem de serviço autorizando o início das obras de revitalização da Casa dos Braga. O restauro será realizado em convênio com o governo estadual e está orçado em R$700 mil que será custeado pelo Sincades. O prazo previsto para a execução dos trabalhos é de sete meses.

 

A solenidade aconteceu no jardim do imóvel e reuniu, além dos dois chefes dos Executivos, o secretário de Estado da Cultura, João Gualberto, subsecretários, deputados, representantes da família Braga, prefeitos do sul do estado, vereadores e várias autoridades locais.

 

João Gualberto destacou que a restauração vai muito além de recuperar um patrimônio material da cidade e do estado, mas sim resgatar a história e a importância do imóvel onde viveram os irmãos Newton e Rubem Braga.

 

"É um farol literário para os olhos do Brasil e de outros países. Não se trata somente de recuperar a casa, mas sim torná-la um importante centro cultural que servirá de balizamento para as futuras gerações, pois é através de ações como essa que procuramos dar exemplos positivos para a formação de uma nova consciência entre os jovens sobre o legado do passado para o futuro", discursou.

 

O prefeito Carlos Casteglione adiantou que todos os trâmites legais serão colocados de forma prioritária para cada secretaria envolvida no processo para a liberação os mais rápido possível de todas as licenças necessárias para a fluidez dos serviços.

 

"É a realização de um sonho, como cachoeirense e fã incondicional das obras dos irmãos Braga. É um espaço que será deixado para a história do município e de quem buscar "beber nessa fonte" para pesquisas sobre a importância de Newton e Rubem para a literatura brasileira", disse.

 

"A nossa intenção, se tudo caminhar dentro do cronograma especificado, é inaugurar esse processo de revitalização nas comemorações da Bienal Rubem Braga, em maio de 2016. Além disso, pretendemos até o final do governo dar vida nova aos demais prédios históricos desse corredor cultura que é a Rua 25 de Março", adiantou.

 

Paulo Hartung relembrou da importância da família Braga para a história de Cachoeiro falando sobre o primeiro prefeito da cidade, o Coronel Francisco Braga, e comentou que restaurar um imóvel com essas características foge do lugar comum de renovar o local.

 

"Aqui será muito mais que isso e não apenas uma casa museu, mas sim um espaço cultural idêntico ao que o governo vem implantando em outros casarios históricos capixabas", pontuou.

 

"No país que vivemos atualmente, a falta de ética tem tomado as principais mídias. Precisamos de uma juventude mais ansiosa pelo saber. Precisamos plantar novas sementes onde os frutos colhidos primem pela dignidade. Isso, sem a cultura, é impossível para a formação de novas gerações".

Comentários