Casagrande se torna favorito para eleição - Jornal Fato
Política

Casagrande se torna favorito para eleição

É o que aponta pesquisa do instituto futura, publicada ontem, pelo jornal a Gazeta


Sem Hartung na disputa, pesquisa mostra que não há quem rivalize com Renato Casagrande - Foto: ArquivoFato

O ex-governador Renato Casagrande (PSB) venceria a eleição em primeiro turno, sem o governador Paulo Hartung (MDB) na disputa. É o que aponta pesquisa do instituto futura, publicada nesta terça-feira (17), pelo jornal a Gazeta. Em todos os cenários pesquisados, entre os dias 10 e 13 de julho, o socialista alcança mais de 50% dos votos.

Apenas quando o nome de Hartung é apresentado como opção, a diferença diminui. Casagrande, ainda assim, lidera com folga de nove pontos percentuais (42% sobre 32,9%), mas o governador já disse que não vai disputar a reeleição. Os dados são das medições estimuladas, nos quais os nomes dos possíveis candidatos são revelados aos eleitores.

Na menção espontânea, os números são bastante diferentes. Casagrande ainda lidera, com 20,4%. Hartung aparece a seguir, com 18,5% e Ricardo Ferraço (PSDB), outro que já revelou estar fora da disputa, com 1,3%. Os demais não atingem 1%. O número de indecisos ainda é alto. 46% não mencionaram nenhum candidato.

A pesquisa foi registrada no TER sob o número ES-09041/2018. Foram entrevistados 800 eleitores capixabas. A margem de erro é de 3,5% e a confiabilidade de 95%.

 

Repercussões

A divulgação da pesquisa parece ter acelerado a tendência já observada desde que, há dez dias, Hartung anunciou que não será candidato. O bloco de partidos aliados ameaça ruir. O PSDB, do vice-governador César Colnago e do senador Ricardo Ferraço, se aproxima, via articulações nacionais, do PSB.

Casagrande também conta com o cenário nacional para ter o PDT, outro partido da base de Hartung, em troca da garantia de palanque no Estado para o presidenciável Ciro Gomes.

Integrante da bancada governista, o deputado estadual se aproxima de composição com a senadora Rose de Freitas. Ela é pré-candidata ao governo e ele, ao Senado.

A reboque dos acontecimentos, o PSD tenta uma última cartada, que é trazer Hartung de volta à disputa. O presidente do partido, Neucimar Fraga, capitaneia a tentativa. 

 

Comentários