Experiência única - Jornal Fato
Artigos

Experiência única

A fé é uma experiência única e pessoal, capaz de transformar vidas


A fé é uma experiência única e pessoal, capaz de transformar vidas. Confirmando esse fato, hospitais já estão utilizando tratamentos em que fazem a junção de espiritualidade com a medicina. Quem não acredita argumenta que se Deus cura, por que ele permite a morte de tantas crianças, a fome, a guerra, a violência e etc e tal. Não imagino um Deus que desce à terra, como no tempo de Jesus - em que ele caminhava e curava os doentes do corpo e da alma. Acredito num Deus vivo e que habita o interior das pessoas que creem, e é a partir daí que ocorrem as transformações.

Ter fé não é para os incrédulos, que só admitem existir o que veem, ter fé é uma atitude pessoal, é um sentimento que se nos apossa, que pode ser sentido, como somos capazes de sentir os efeitos do vento e não o vemos. A fé nos permite crer no Deus que nos enviou seu filho, Jesus, que veio o mundo e não nos deixou na orfandade - nos legou a eucaristia, a sua palavra, a comunidade, os irmãos, a criação e a experiência do amor.

E quem ama, com o amor divino, sabe o que é partilhar um sentimento que não vemos e nem tocamos, mas que nos aquece, nos modifica, enriquece a nossa vida. Usamos expressões metafóricas para falar do amor - que ele transborda, transforma, que permite se viver em plenitude. E quem possui fé vive uma experiência tão profunda quanto a do amor, aliás as duas se fundem plenificando a existência.

E a fé é sempre acompanhada da esperança e da caridade. Se observarmos os solidários, aqueles que trabalham em prol do próximo, são sempre pessoas de fé. Quem está plenificado de amor não consegue guardar para si o dom divino, o amor impulsiona a caridade e a esperança de se ser capaz de mudar o mundo a partir de ações individuais e coletivas. Crer em Deus é o primeiro passo para que creiamos em nós mesmos e a partir daí, crer nas pessoas e no mundo que nos cerca é consequência natural. E a medicina atrelada a espiritualidade vem provar que somos muito mais do que simplesmente um corpo físico. E que na junção de corpo e alma é que ocorrem os milagres.


Comentários