Crise hídrica: vice discute soluções - Jornal Fato
Meio Ambiente

Crise hídrica: vice discute soluções


 

Com o objetivo de debater a crise hídrica e buscar soluções, principalmente, para os locais mais afetados, o vice-governador, César Colnago, se reuniu com prefeitos de 11 municípios, que relataram os principais desafios enfrentados no período de seca.

 

No encontro, participaram também o secretário de Estado de Agricultura, Octaciano Neto, representantes da Cesan, Agerh e Defesa Civil, Iema, Idaf, além dos deputados Da Vitória, Raquel Lessa e Evair de Melo.

 

Estavam presentes prefeitos e representantes de Marilândia, São Roque do Canaã, Itarana, Itaguaçu, Pancas, Mantenópolis, Águia Branca, Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Governador Lindenberg e Colatina.

 

Dentre as soluções apresentadas, os gestores municipais destacaram a construção de barragens, poços artesianos e medidas mais emergenciais, como carros-pipa.

 

O uso racional da água foi outro ponto citado como medida fundamental. "Sabemos que a escassez hídrica causa um impacto negativo diretamente na agricultura e também na área urbana e na indústria. E todos precisam se conscientizar que o uso racional é uma tarefa de todos, não só em momentos de crise, mas precisa ser uma prática recorrente", afirmou o vice-governador, César Colnago.

 

O secretário de Agricultura, Octaciano Neto, reforçou o compromisso do Governo do Estado em soluções importantes como construção de barragens, disponibilização de caminhões-pipa e ações para proteger as nascentes.

 

Na semana passada, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da agricultura (Seag), assinou a liberação para a construção de mais cinco barragens, prevista no Programa Estadual de Construção de Barragens, que pretende construir um total de 60 reservatórios.

Comentários