Coleta seletiva chega a mais seis bairros de Cachoeiro - Jornal Fato
Meio Ambiente

Coleta seletiva chega a mais seis bairros de Cachoeiro

Projeto gera renda para catadores de materiais recicláveis


Mais seis bairros de Cachoeiro de Itapemirim começam a ser preparados no próximo mês para receber a coleta seletiva porta a porta. É a ampliação do projeto "Vem Reciclar", da prefeitura, que já atua em cinco bairros do município.

Serão contemplados nesta fase Coronel Borges, São Luiz Gonzaga, Independência, Arariguaba, Baiminas e Amaral. O objetivo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente é regionalizar o serviço.

A ideia é, inicialmente, apresentar a proposta a essas comunidades e mobilizar seus moradores sobre a importância da separação correta do lixo doméstico, por meio de palestras e de exibição de vídeos. 

Atualmente, a coleta porta a porta é feita nos bairros São Geraldo, Paraíso, Amarelo, Doutor Luiz Tinoco da Fonseca (BNH de Cima) e Waldir Furtado Amorim (BNH de Baixo).

Os materiais recolhidos (papelões, plásticos e garrafas pet, dentre outros) são destinados à Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Cachoeiro (Ascomirim), no bairro Coronel Borges, onde recebem o tratamento adequado e são vendidos a quilo. O lucro mensal revertido a cada um dos associados é de cerca de R$ 1 mil. 

Em 2014, o projeto coletou 250 toneladas de resíduos recicláveis. "Economia de recursos naturais, agregação de valor aos resíduos sólidos e, especialmente, a inclusão social dos membros da Ascomirim são os benefícios diretos gerados pelo projeto", avalia o secretário municipal de Meio Ambiente, Gustavo Coelho.

Escolas
Outra meta do "Vem Reciclar" para este ano é dobrar o número de escolas participantes. Das 19 unidades de ensino atendidas hoje, 17 são da rede municipal, envolvendo mais de 6 mil alunos, e outras duas, particulares.

 

"Compreendemos que esse é um exercício de cidadania e de consciência. Nosso objetivo é cada vez mais promover a mudança de comportamento ambiental das crianças e dos adolescentes matriculados em nossa rede", ressalta a secretária de Educação de Cachoeiro, Cristiane Paris.

Comentários