Saneamento entra no currículo escolar - Jornal Fato
Geral

Saneamento entra no currículo escolar

Por meio do Programa Cuidar Mais, BRK Ambiental leva debate a escolas de Cachoeiro


Doze escolas já receberam a visita da concessionária, que levou informações a cerca de 380 alunos

A BRK Ambiental, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Cachoeiro de Itapemirim, realiza ciclo de palestras para alunos dos 5º anos de escolas da rede municipal e do Instituto de Pesquisas Educacionais (IPE) de Cachoeiro de Itapemirim, com o objetivo de despertar e conscientizar os estudantes sobre os cuidados com a água e a importância do saneamento básico.

As apresentações, que fazem parte do Programa Cuidar Mais, iniciaram no dia 12 de abril e irão até 10 de maio. Doze escolas já receberam a visita da concessionária, que levou informações a cerca de 380 alunos.

Durante as palestras, são tratadas duas temáticas: "Saneamento Básico e Saúde", conduzida pela analista de Responsabilidade Socioambiental da BRK Ambiental, Micheline Bernabé, e "Resíduos Sólidos", pelo professor e biólogo responsável pelas ações de Saúde e Meio Ambiente da Secretaria de Educação, Paulo Arantes.

As apresentações incluem debates sobre saneamento e resíduos sólidos de forma geral e informações sobre doenças de veiculação hídrica, sobre como o saneamento contribui para a saúde pública e sobre o uso consciente da água.

"Os alunos estão muito empolgados e participativos. Durante as palestras, eles fazem perguntas e contribuem com conhecimentos que já viram em sala de aula", destaca Micheline Bernabé.

Como parte das atividades, os estudantes irão produzir revista em quadrinhos relacionada aos temas debatidos durante as palestras. Para abordar o assunto em sala de aula e inspirar a produção dos alunos, os professores das escolas participantes do programa receberam revistas em quadrinhos da Turma da Mônica com o tema "Uso Consciente da Água e Saneamento Básico".

As publicações produzidas pelos estudantes passarão por processo seletivo nas próprias escolas e cada instituição de ensino escolherá a revista que a representará na Bienal Rubem Braga 2018, que será realizada de 15 a 20 de maio, na Praça de Fátima, em Cachoeiro de Itapemirim. "Os alunos estão em fase de aprendizado sobre o conteúdo e bastante animados. Alguns, inclusive, já começaram a produzir as revistinhas", relata Micheline Bernabé.

Comentários