Itapemirim encerra mês de setembro com atividades - Jornal Fato
Geral

Itapemirim encerra mês de setembro com atividades

O município de Itapemirim, encerrou as atividades hoje, referente ao mês de prevenção ao suicídio


- PMI

Ao longo do mês de setembro, foram realizadas atividades organizadas pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do município, sob a direção da psicóloga Daniele Dário, dedicado ao debate da prevenção do suicídio.

Em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente foram realizadas visitas monitoradas ao Horto Municipal, onde os participantes puderam realizar o preparo da terra e plantio de mudas nas sacolas reciclaveis de leite entregue nas escolas pelo programa Leite é Vida. Além disso foram realizadas palestras nas escolas, como na última quarta-feira (26), na Escola Narciso Araújo.

"O setembro amarelo vem marcar a importância de se falar de um tema tão sério e complexo: a prevenção do suicídio. Falar a respeito das dores emocionais e buscar ajuda são caminhos q ajudam muito aqueles q passam por esses momentos. O CAPS de Itapemirim trabalhou durante esse mês de setembro em especial e continuará realizando ações que possam ajudar a reconhecer sinais e oferecer orientações. A campanha alerta que falar é a melhor solução. E esteja certo é um dos principais caminhos", disse a psicóloga. 

Também nesse dia, uma equipe de especialistas preparada para lidar com o assunto fez um encontro na unidade de saúde de Itaoca praia, e ofertou aos pacientes e funcionários palestras sobre o tema.

O Secretário de Saúde de Itapemirim, Júlio Cesar Carneiro afirma, que é fundamental que as unidades de saúde estejam preparadas para esse tipo de abordagem, tendo em vista que é sempre bom uma mão amiga, que esteja disposta a compreender e fazer o entendimento para que tenha uma aplicação dos cuidados essenciais a essas pessoas que estão vulneráveis, suscetíveis a se suicidar. Importante que o cuidado seja numa boa conversa, num trato psicológico, onde os profissionais têm que estar sempre se atualizando e informando a população sobre como identificar esse tipo de problema, uma vez que o paciente fica muito vulnerável sem o direcionamento. 

O evento foi organizado pelos profissionais da unidade de saúde de Itaoca, Viviane Medeiros e Vanderleia Salacci. As palestras foram ministradas pela psicóloga Kiany Cardoso Nunes, Dra. Luiza Tinoco e Dr. Renato Athaide, que abordaram o tema "Prevenção ao Suicídio". Aproximadamente cinquenta pessoas participaram das palestras entre elas o subsecretário, Renildo Nascimento Peçanha, que compartilhou com os presentes sua trajetória de luta e superação.

Comentários