Curso forma 121 agentes ambientais - Jornal Fato
Geral

Curso forma 121 agentes ambientais

Cachoeiro tem 90% dos córregos saneados, porém ainda impactados por lançamento de lixo, entulho e esgoto


 

Eles devem estimular a revitalização dos córregos Amarelo e Cobiça


O curso de formação de agentes ambientais comunitários realizado neste ano em Cachoeiro de Itapemirim formou suas três primeiras turmas: 121 pessoas foram certificadas, na semana passada, em evento no Atlético Clube Ita.

Os novos agentes são voluntários de dez bairros do entorno dos córregos Cobiça e Amarelo, capacitados para desenvolver projetos de educação ambiental inovadores que estimulem a revitalização dos dois mananciais.

O curso foi parte deste primeiro ano de atividades do Programa de Revitalização dos Córregos de Cachoeiro de Itapemirim, que tem 90% dos córregos saneados porém ainda impactados por lançamento de lixo, entulho e esgoto.

A realização do programa é da Odebrecht Ambiental, com a Prefeitura Municipal e Fammopoci (Federação das Associações de Moradores e Movimentos Populares de Cachoeiro de Itapemirim).

"Agora, temos mais dezenas de pessoas qualificadas para a educação ambiental nas suas comunidades. Antes, eram apenas moradores interessados. Eles não vão fiscalizar, mas vão fazer muita diferença, compartilhando informações sobre os impactos que ainda existem", afirma Rogério Casaes, vice-presidente da Fammopoci.

"Os agentes vão sensibilizar suas comunidades e serão multiplicadores de informações e iniciativas para ajudar as comunidades a preservarem os córregos", explica Micheline Bernabé, responsável pelo programa na Odebrecht Ambiental.

 

Participação 

A solenidade foi prestigiada por vereadores, secretários municipais, representantes da Polícia Ambiental e funcionários da concessionária.

Todos também já haviam participado de outra ação do Programa de Revitalização dos Córregos: o Dia D de Limpeza do Córrego Amarelo, em que mutirões recolheram quase duas toneladas de lixo de dentro desse canal no último dia 22.

Os córregos Amarelo e Cobiça foram os escolhidos para o primeiro ano do programa porque estão entre os que têm o entorno mais densamente povoados. Na área urbana de Cachoeiro como um todo (inclusive a sede dos distritos), mais de 95% dos imóveis contam com esgotamento sanitário.

Comentários