Consumidor capixaba já pode economizar com aplicativo Menor Preço - Jornal Fato
Geral

Consumidor capixaba já pode economizar com aplicativo Menor Preço

Com ele será possível comparar o preço de diversos produtos em estabelecimentos comerciais em todo o Estado.


 

Os capixabas ganharam um poderoso aliado para economizar na hora de ir às compras. Isso porque o Governo do Estado lançou, nesta terça-feira (20), o aplicativo Menor Preço. Com ele será possível comparar o preço de diversos produtos em estabelecimentos comerciais em todo o Estado. No final da pesquisa, o aplicativo ainda orienta como chegar ao local escolhido.

 

A solenidade de lançamento aconteceu no Palácio Anchieta e contou com a presença do governador Paulo Hartung, do secretário de Estado da Fazenda, Bruno Funchal, do deputado estadual e líder do Governo, Rodrigo Coelho, além de representantes do setor varejista e do presidente da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), Jacson Carvalho Leite, representando o Governo do Paraná (PR), que desenvolveu o Menor Preço, em 2016.

 

O sucesso do aplicativo chamou a atenção do Governo do Espírito Santo que, em outubro de 2017, assinou um protocolo de intenções com o Governo do Paraná para trazer a ferramenta para o Estado. Com isso, o Espírito Santo passa a ser o primeiro a replicar a tecnologia paranaense.

 

Além de ser uma prestação de serviços à sociedade, o Menor Preço estimula a concorrência no varejo e combate a sonegação fiscal. Dessa forma, o aplicativo permite ganho efetivo do consumidor na hora das compras. "O Menor Preço vem para ajudar as pessoas no uso comercial diário, mostrando quais estabelecimentos têm os preços mais acessíveis a partir de dados de notas fiscais. Para o consumidor capixaba, é um grande avanço", comemorou o deputado.

 

 Fácil de usar

 

Disponível gratuitamente para usuários de smartphones nas plataformas iOS e Android, o Menor Preço compara o quanto custa um mesmo produto em diversos estabelecimentos. Os preços são atualizados em tempo real, com base nos registros das Notas Fiscais do Consumidor Eletrônica (NFC-e). Atualmente, no Estado, 40 mil estabelecimentos já aderiram à NFC-e e emitem uma média mensal de 7 milhões notas fiscais.

 

Entre os produtos disponíveis para consulta no Menor Preço estão os alimentícios, medicamentos, combustíveis, higiene e beleza, vestuário, brinquedos e outros.

 

Para fazer o comparativo, o consumidor faz a leitura do código de barras do produto que pretende pesquisar ou digita o nome do que procura no campo de busca. O aplicativo também fornece o mapa de localização, o endereço e o trajeto até o estabelecimento escolhido pelo cliente. O usuário pode compartilhar com outras pessoas o resultado da sua busca.

 

O Menor Preço também permite a criação de listas de produtos, para que o consumidor verifique onde cada item de sua compra está mais barato. Com a lista salva, é possível procurar todos ao mesmo tempo. Para utilizar essa opção é preciso fazer cadastro no site do Programa Nota Paraná.

Comentários