Centro de distribuição: capixabas comandam operação na Malásia - Jornal Fato
Geral

Centro de distribuição: capixabas comandam operação na Malásia


Foto: Divulgação

 

Dezoito profissionais brasileiros - em sua maioria capixaba - que estão no comando da operação da Vale na Malásia receberam a visita do governador Paulo Hartung nesta segunda-feira (5) - de acordo com o fuso horário local. Na ocasião, Hartung e sua comitiva conheceram o Centro de Distribuição da Vale, em Teluk Rubiah, no Estreito de Málaca. O empreendimento está em operação desde 2015 e é resultado de anos de estudos e planejamento, aperfeiçoando a logística global da Vale.  

 

Com terminal marítimo especializado no recebimento e na exportação de minério de ferro, a operação consiste em misturar minério do Quadrilátero Ferrífero, que transita pela ferrovia Vitória-Minas e é escoado pelo Porto de Tubarão, com minério oriundo de Carajás, no Pará, e exportado via Porto de Ponta da Madeira, no Maranhão.

 

A mistura - ou blend - desses minérios agrega valor ao produto no mercado internacional. Enquanto o tempo de trânsito marítimo do Brasil até a Malásia é de aproximadamente 30 dias, o prazo para o transporte até o destino final, na Ásia, chega ao máximo de dez dias - para mercados importantes como China, Japão, Índia, Coréia, Vietnã, entre outros locais. Com isso, aumenta a competitividade e o valor da commodity brasileira, nesse mercado disputado por competidores como os australianos, que estão mais próximos da Ásia.

 

A operação da Vale na Malásia reúne o estado da arte, em termos tecnológicos, de automação e de cuidados ambientais. Sintetiza uma série de experiências de mitigação de impacto socioambiental, algumas das quais o governador cobrou para que possam ser incorporadas à operação no Porto de Tubarão.

 

No final do dia o governador e o secretário-chefe da Casa Civil, José Carlos da Fonseca Júnior, embarcam para Roterdã, na Holanda.

Comentários