Cachoeiro terá dia de combate à LGBTfobia - Jornal Fato
Geral

Cachoeiro terá dia de combate à LGBTfobia


Evento terá palestra com Toninho Lopes, coordenador do curso Gênero e Diversidade da Ufes

 

"Que o respeito vença as diferenças e o ódio" é o lema da programação que a prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim realiza na próxima quarta-feira (17) para lembrar o Dia Municipal de Combate à LGBTfobia. 



Organizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), as atividades acontecerão no Teatro Rubem Braga, a partir das 19h30, com entrada franca.



O encontro terá a presença do prefeito Victor Coelho, do secretário estadual de Direitos Humanos, Júlio Cesar Pompeu, de outras autoridades municipais e de representantes da comunidade LGBT.


Na ocasião, será exibido o documentário "Pela não violência, por respeito à diversidade sexual e de gênero". Depois, Maurício Andrade, do Núcleo Pedra (entidade cachoeirense que trabalha com políticas para o público LGBT), fará um relato ao público.


Na sequência, haverá palestra com o coordenador do curso Gênero e Diversidade, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Toninho Lopes, que abordará, com mediação do professor Diego Buffalo Portinho, o tema "Principais desafios a serem superados para inserção do público LGBTT em tempos de cultura do ódio". 


O encerramento terá apresentações coreográficas, com um número de balé da Livre Cia de Dança e performance de Lucas Oliveira.


"Nossa secretaria está empenhada em promover políticas afirmativas para todos os moradores de Cachoeiro, e, para que isso aconteça, a prefeitura e a sociedade civil precisam dar as mãos para garantir cidadania plena a todos os cachoeirenses", afirma a secretária de Desenvolvimento Social de Cachoeiro, Márcia Bezerra. 


Também de acordo com ela, uma comissão formada por servidores municipais e profissionais da sociedade vêm discutindo essas políticas com os representantes do Núcleo Pedra.


"Muitas iniciativas importantes serão anunciadas no evento do dia 17. São ações para empoderamento do público LGBTT. Muitas pessoas vêm trabalhando nessa construção e estamos otimistas de que tudo vai dar muito certo", completa a secretária.

 

Comentários