Arte do grafite também se aprende na escola - Jornal Fato
Geral

Arte do grafite também se aprende na escola

O projeto ?Os muros são portas abertas para a Arte? busca motivar os estudantes, além de colorir os muros da instituição


A Escola Municipal de Ensino Básico "Professor Deusdedit Baptista", no bairro Alto Coramara, em Cachoeiro de Itapemirim, com a coordenação da pedagoga Nathany Almeida, está desenvolvendo o projeto "Os Muros são Portas Abertas para a Arte". A iniciativa, que conta com vários artistas gráficos da cidade, teve início após diagnóstico do abandono escolar e da falta de frequência de alunos do turno vespertino da unidade.

 

"Com o objetivo de colorir os muros da instituição junto com os estudantes, a equipe pedagógica entrou em contato com os artistas da cidade que trabalham com a arte urbana, para que a fundamentação de um projeto de revitalização dos muros da escola fosse iniciado. Foi além da expectativa e, em alguns casos, alunos que estavam afastados há cerca de um mês, voltaram e se engajaram no processo que, além de lúdico, desperta o interesse do adolescente para a busca de novas perspectivas", explicou Nathany.

 

O projeto contou com o apoio da comunidade, com os pais e voluntários que realizaram a pintura do muro para então iniciar o trabalho com o grafite, que foi realizado em parceria com Milton Soares (Miltinho) e Rudson Costa (Rudinho), dois dos mais conhecidos artistas cachoeirenses da arte do grafismo.

 

"Foi iniciado o trabalho com as turmas, com a fundamentação teórica, e seguiu para a prática nos muros da quadra da escola, na parte exterior e interna da quadra de esportes", contou a pedagoga.

 

Segundo os coordenadores do projeto pedagógico, as etapas são desenvolvidas com as turmas, de modo a dar resposta aos interesses e necessidades de aprendizagem dos alunos, e acontecem através de conjunto articulado de módulos, compostos por várias atividades.

 

"Com isso, buscamos contribuir para o desenvolvimento da criatividade, assim como o desenvolvimento da capacidade e a personalidade. Todo o material é recebido de doação de empresa de material de construção da cidade", conclui Nathany

Comentários