Cachoeiro: talento clássico que encanta as plateias - Jornal Fato
Entrevista

Cachoeiro: talento clássico que encanta as plateias


O violinista cachoeirense João Felipe da Fraga, se apresentou no Teatro Municipal Rubem Braga, na semana passada. Iniciou seus estudos de violino aos 13 anos em Cachoeiro de Itapemirim, com a professora Erica Costa, ingressando na Camerata Sol Maior, onde, em 2009, assumiu o posto de Spalla.

No mesmo ano, passou a ter aulas com a professora alemã Micaela Berger, em Vila Velha. Em 2010, mudou-se para Campos dos Goytacazes, integrando o naipe dos primeiros violinos da Orquestra Sinfônica Jovem Mariuccia Iacovino.

Mudou-se para a capital carioca, onde exerceu o posto de 1º violino na Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem em 2011 e 2012.

Participou ativamente do Festival de Música de Santa Catarina, onde teve masterclasses com Shmuel Ashkenasi (Israel), Charles Stegeman (EUA - Canadá), Ole Bohn (Noruega), Andrés Cardenes (Cuba - EUA) Norberto Garcia (Argentina), Marcello Guerchfeld, Daniel Guedes entre outros.

Em agosto de 2012, participou da "Academie Musicale de Morges" na Suíça, onde estudou com os mestres do Conservatório Real de Bruxelas Katy Sebestyen e Ervin Schiffer.

O músico falou ao ES de FATO sobre a carreira, projetos e da alegria de tocar na sua terra natal.

 

FATO - O que o levou a optar pela mu?sica cla?ssica?

João Felipe - Sempre tive um grande amor pela mu?sica, em geral. Desde que me lembre, sempre teve uma mu?sica tocando em minha cabec?a, constantemente. Na?o e? certo dizer que escolhi a mu?sica cla?ssica, porque considero a mu?sica como um todo; certo seria dizer que a mu?sica me escolheu, e eu apenas fui atra?s dela.

 

Com quantos anos voce? se interessou pelo estilo?

Aos 12 anos, quando comecei a tocar flauta doce sob a orientac?a?o da professora Jovania Koppe.

 

E por que o violino?

No princi?pio eu queria tocar va?rios tipos de instrumentos, mas so? tive condic?o?es de investir em um. O violino estava nessas condic?o?es e logo apo?s o primeiro contato foi amor certo.

 

Ha?, na fami?lia, alguma refere?ncia musical?

Sim, minha grande inspirac?a?o, a minha tia que me deu o meu primeiro violino. Sempre me incentivando muito, a cantora Duda Felippe.

 

Como foi sua trajeto?ria de estudante de violino de ni?vel intermedia?rio para o programa avanc?ado do festival-escola e, consequentemente, a? ta?o sonhada participac?a?o nas formac?o?es orquestrais.

Posso dizer que algo muito importante na minha vida foi a frequente participac?a?o no Festival de Musica de Santa Catarina. E? o maior festival de mu?sica cla?ssica da America Latina e que proporciona um excelente contato arti?stico, na?o so? aos alunos que ja? tem uma boa formac?a?o, mas a?queles que ainda esta?o comec?ando.  Este foi o meu caso. Em 2010, na minha primeira participac?a?o, eu na?o tinha uma te?cnica formada, nem uma boa noc?a?o musical, mas o contato com os professores e colegas me abriu os olhos para novas oportunidades e me despertou um interesse na musica sem precedentes.  Recentemente eu retornei como integrante da orquestra residente do festival, com os meus colegas da minha universidade nos Estados Unidos. Foi muito gratificante.

 

Fale sobre a importa?ncia da Nicholls State University na sua carreira.

A Nicholls State University e? hoje a minha casa. Lugar onde eu estou cursando o meu bacharelado em performance de violino e que me proporciona excelentes condic?o?es de estudo. Estudo este ta?o importante na vida de um mu?sico erudito.

 

Qual o compositor e a mu?sica que voce? mais se identifica?

Pergunta difi?cil, mas diria que a divindade na mu?sica do compositor alema?o Johann Sebastian Bach me toca profundamente. Sua obra "Seis Sonatas e Partitas para Violino Solo" representa uma bi?blia para mim e para grande parte dos violinistas.

 

Qual a mensagem que voce? deixa para os jovens que pretendam seguir carreira no cla?ssico?

Amigos, se voce?s amam a mu?sica e sentem que tem o dom para esta arte, sigam em frente, sejam fortes, estudem. Fac?am com amor, pois o caminho e? longo, mas e? maravilhoso. Persiste?ncia e dedicac?a?o sa?o fundamentais. Na verdade e? um caminho sem fim, um estudo eterno, que exige uma grande disciplina e amor.

 

E a emoc?a?o de se apresentar em sua terra natal para amigos e familiares?

Foi muito bom voltar a minha terra e me apresentar e levar um pouco da boa mu?sica para as pessoas ta?o queridas e amadas desta cidade.

 

E sobre os seus projetos futuros? Ja? fixou algum tipo de meta?

Minha meta agora e? estudar e finalizar a minha vida acade?mica, para que um dia eu possa ser um grande professor e ajudar outros jovens a seguirem o mesmo caminho que o meu.

 

Frase

"A mu?sica do compositor alema?o Johann Sebastian Bach me toca profundamente. Sua obra "Seis Sonatas e Partitas para Violino Solo" representa uma bi?blia para mim"

 

"Sempre tive grande amor pela mu?sica, em geral. Desde que me lembre, sempre teve mu?sica tocando em minha cabec?a, constantemente"

Comentários