Mais 50 alunos concluem graduação no polo UAB - Jornal Fato
Educação1

Mais 50 alunos concluem graduação no polo UAB

Alunos são dos cursos de Artes Visuais, Filosofia, Pedagogia e Física, oferecidos pela Ufes, na modalidade a distância


Colação de grau das quatro turmas que concluem a graduação será amanhã - Foto: PMCI

Quatro turmas concluem o ensino superior no polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Cachoeiro de Itapemirim. São 50 alunos dos cursos de Artes Visuais, Filosofia, Pedagogia e Física, oferecidos no município pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), na modalidade a distância. A colação de grau será amanhã.

A coordenadora do polo, Joelma Cellin, destaca a possibilidade da conquista do diploma de universidade federal por esses estudantes, sem que precisem sair de Cachoeiro.

"O polo UAB permite uma coisa muito positiva que é a formação de profissionais de qualidade, por instituições de ensino superior que oferecem vagas gratuitas, dentro de uma metodologia muito coesa e, nesses casos, especialmente voltada para a formação de professores. É tão bom que muitos são aprovados em concursos públicos, em ótimas colocações", conta Joelma.

 

Oportunidades

O diploma significa, para os alunos, conquista que pode mudar os rumos de suas vidas profissionais. A formanda em Pedagogia Karlana Silva Ramos Murucci Brito, 22 anos, acredita que essa graduação, em uma universidade renomada como a Ufes, só vai acrescentar em seu currículo.

"O curso, para mim, foi a concretização de um sonho. Foi um marco na minha vida, acrescentou não somente na área profissional, mas, também, pessoal, porque me deu nova visão, ampliou meus horizontes e contribuiu para meu amadurecimento."

Outra que está feliz é a formanda em Artes Visuais Gardênia do Amaral Silva, 36. "Essa faculdade foi um presente de Deus para mim. Sou grata por ter feito parte de uma universidade federal, sou grata pela carga de conhecimento adquirido até aqui".

 

Recursos

O polo da UAB em Cachoeiro é mantido pela prefeitura, com recursos próprios. É o município que construiu o espaço físico em que ocorrem os encontros presenciais, faz o custeio e, ainda, paga os profissionais que dão apoio ao funcionamento das atividades pedagógicas. Localizado em Morro Grande, ele conta com estrutura adequada, incluindo laboratórios e materiais didáticos.

A linha pedagógica, atividades, professores e fornecimento de diplomas aos concluintes ficam a cargo da Ufes e do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), que oferecem as vagas em Cachoeiro. Há oportunidades de formação em cursos de licenciatura, administração e de especialização na modalidade a distância.

Comentários