Quilombo conta a história de "Seu Arlindo" - Jornal Fato
Cultura

Quilombo conta a história de "Seu Arlindo"

A ideia nasceu de ficção, com histórias de relatos contados por moradores da comunidade quilombola de Pedra Branca


História partindo do quilombo de Vargem Alta, para pequenas cidades do Brasil durante 51 dias em telas de cinema - Foto: Divulgação

A cidade de Vargem Alta, receberá nessa semana, o lançamento do filme "A viagem de Seu Arlindo" na caravana de cinema contando a história inspirada na vida do morador da região. Haverá duas sessões para exibição do curta-metragem. Nesta quarta-feira (22), em Pedra Branca, comunidade de origem do personagem, e nesta quinta-feira (23), na sede do município, sempre às 19h00. A entrada é gratuita.

Os espectadores poderão ver a obra feita com a participação da comunidade quilombola em diferentes etapas da realização audiovisual. A noite contará ainda com apresentação do Caxambu, dança afro-brasileira redescoberta pelos moradores durante as filmagens.

Ao longo dos 51 dias por praças de cidades, a caravana percorrerá 12 estados. No Espírito Santo, além de Vargem Alta, será exibido em Laranja da Terra, Linhares e São Mateus. Em Minas Gerais,  passa por Urucuia e Barroso, Lençóis e São José do Jacuípe, na Bahia, Quebrangulo, Alagoas, São Domingos do Cariri, Paraíba, Icapuí, Ceará, Bom Jesus do Tocantins, no Pará, Arraias, em Tocantins, Nossa Senhora do Livramento, no Mato Grosso,  Guarujá do Sul, Santa Catarina, Antônio Prado, Rio Grande do Sul, e Águas de Lindóia, em  São Paulo.

A ideia nasceu de ficção, com histórias de relatos contados por moradores da comunidade quilombola de Pedra Branca. A direção é da professora Sheila Altoé, moradora de Vargem Alta, que junto do contador de histórias Claudson Mendes, fez atividades de formação com as crianças, estimulando-as a conhecer as raízes, costumes e tradições.

Durante a dinâmica, foram descobrindo histórias. "Através dos relatos contados pelas crianças, percebemos que havia uma riqueza de histórias com características peculiares dos moradores desde que foram morar na região. A história da fazenda, da árvore mal-assombrada, da ponte. Aprofundamos com os familiares e conhecemos a bela história do saudoso Arlindo", disse professora.

 

Projeto

A obra é um dos 15 filmes que serão lançados durante o Circuito Nacional de Exibição do Revelando os Brasis Ano VI. Criado em 2004, o Revelando os Brasis tem por objetivo geral promover a inclusão e a formação audiovisuais através do estímulo à produção de filmes. O projeto promove processos de iniciação audiovisual, oferecendo aos moradores das pequenas cidades a possibilidade de contar as suas próprias histórias por meio de filmes que retratem o seu universo simbólico.

 

Comentários