Escola de tempo integral deve abrir novas vagas - Jornal Fato
Educação1

Escola de tempo integral deve abrir novas vagas

Segundo a secretária de Educação, Cristina Lens, pesquisa com os pais, apontou a satisfação com o programa


As escolas em tempo integral de da rede municipal de Cachoeiro de Itapemirim devem abrir mais vagas a partir do ano que vem - número ainda não foi definido. Está em fase de estudos. Trata-se de meta estabelecida pelo decreto municipal nº 27.635, de 18 de julho, que regulamenta a oferta. A ampliação se dará gradativamente, a partir de critérios pedagógicos e estruturais, que serão definidos pela Secretaria Municipal de Educação.

A definição deve privilegiar áreas de vulnerabilidade social. Hoje, duas comunidades contam com escolas do tipo: as das regiões geoescolares dos bairros Abelardo Machado, com a Athayr Cagnin, e Aquidaban, com a Aurora Estellita Herkenhoff.

Segundo a secretária de Educação, Cristina Lens, pesquisa com os pais, apontou a satisfação com o programa, o que fortalece o trabalho no sentido de ampliação. "Queremos atender a mais uma comunidade em 2019, com uma escola integral de primeiro ao quinto", disse.

Entre os objetivos da oferta de vagas integrais, estão ampliar a permanência dos alunos nas escolas; possibilitar aos estudantes a conquista de competências cognitivas e socioemocionais, com vistas a um aprendizado efetivo; apostar em um processo de aprendizagens que favoreça a igualdade de oportunidades e criar condições para aferir desenvolvimento pessoal e social.

Em Cachoeiro, os estudantes entram às 7h00 e saem às 17h00 - período em que participam de atividades pedagógicas que incluem a Base Nacional Comum, com 25 horas, além de uma parte diversificada, tanto para a educação infantil quanto para o ensino fundamental. No local, recebem alimentação balanceada, montada por nutricionistas.

Comentários