Conta de energia sobe mais de 15% no Espírito Santo - Jornal Fato
Economia

Conta de energia sobe mais de 15% no Espírito Santo

Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprova reajuste nas contas de luz do Pará e do Espírito Santo. novos valores já estão em vigor


- Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou o reajuste nas contas de luz de consumidores dos estados do Pará e do Espírito Santo.  Os novos valores entram em vigor a partir de hoje (7).

Os consumidores atendidos pela EDP Espírito Santo terão aumento anual nas contas de luz de terá efeito médio de 14,99% para os consumidores conectados em alta tensão e de 16,30% para os clientes atendidos em baixa tensão. Para a tarifa residencial, o impacto será de 15,84%. A concessionária atende aproximadamente 1,5 milhão de unidades consumidoras localizadas no Espírito Santo.

Segundo a Aneel, "ao calcular o reajuste, conforme estabelecido no contrato de concessão, a agência considera a variação de custos associados à prestação do serviço. O cálculo leva em conta a aquisição e a transmissão de energia elétrica, bem como os encargos setoriais."

Para os consumidores atendidos pela Centrais Elétricas do Pará (Celpa), o reajuste médio será de 11,75%, com impacto médio de 11,40% para os consumidores atendidos em alta tensão (indústrias) e de 11,86% nas tarifas de baixa tensão. Para os consumidores residenciais da concessionaria, o efeito será de 11,78%. A empresa atende 2,6 milhões de unidades consumidoras localizadas nos 144 municípios do estado do Pará.

Comentários