Começa hoje pagamento do IPVA para veículos pesados - Jornal Fato
Economia

Começa hoje pagamento do IPVA para veículos pesados

Já o cronograma de pagamento para carros, motos e demais veículos terá início no mês de abril


Aqueles que quitarem o IPVA em cota única, até a data do vencimento, terão 5% de desconto (Foto: Divulgação) 

Proprietários de caminhões, ônibus e micro-ônibus emplacados no Espírito Santo devem ficar atentos ao calendário de pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Isso porque a primeira parcela e a cota única vence nesta quinta-feira (1º).

 

Aqueles que quitarem o IPVA em cota única, até a data do vencimento, terão 5% de desconto. Os contribuintes proprietários de veículos pesados que optarem poderão parcelar o IPVA em duas vezes e quitar o Licenciamento e os demais débitos, caso houver, na última cota. O calendário de vencimentos do IPVA está disponível o site da Sefaz e varia conforme os números finais da placa do veículo, devendo ser pago entre os meses de março a agosto.

 

Veículos leves

 

Já o cronograma de pagamento para automóveis, caminhonetas, utilitários, motocicletas e demais veículos terá início no mês de abril. Os pagamentos efetuados em cota única, até a data do vencimento, também terão 5% de desconto no IPVA. Caso o contribuinte proprietário de veículos leves preferir, ele poderá parcelar o imposto em quatro vezes. O calendário de vencimentos também é definido conforme o final da placa e está disponível no site da Sefaz.

 

O IPVA é calculado sobre valor de mercado dos veículos de acordo com pesquisa elaborada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE). A alíquota é de 1% para ônibus, micro-ônibus, caminhões, motocicletas e ciclomotores. Para carros de passeio e caminhonetes e embarcações a alíquota é de 2%. Metade do valor arrecadado pertence ao município onde o veículo foi emplacado. A parcela correspondente à quota-parte estadual vai integrar o orçamento anual e será destinada às diversas áreas de atuação do Estado, como, saúde, educação, segurança pública e infraestrutura.

 

Boletos apenas na internet

 

Os boletos para pagamento do IPVA, do DPVAT e do Licenciamento não vão chegar no endereço cadastrado do contribuinte junto ao Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), mas já estão disponíveis na internet, seja no site do Detran|ES (www.detran.es.gov.br), ou no site da Secretaria de Estado da Fazenda (www.sefaz.es.gov.br).

Comentários