Camelôs sugerem antigo shopping para se instalar - Jornal Fato
Economia

Camelôs sugerem antigo shopping para se instalar

Associação dos ambulantes reivindica espaço para todos e prorrogação do prazo de 30 dias para se regularizarem


Foto: Ronaldo Santos

Organizados em associação, trabalhados autônomos das ruas de Cachoeiro de Itapemirim reivindicam antigo shopping, na Avenida Beira Rio, para que possam se instalar e deixar as calçadas. Os que estão irregulares correm o risco de ser retirados nos próximos dias pela Prefeitura. O lugar indicado é o "Viva Shopping", localizado próximo ao Teatro Municipal, no Guandu. A Prefeitura, no entanto, tem outros planos.

O locutor e mediador da associação, Luciano Malfacini, que também trabalha nas calçadas, acompanha toda a movimentação. Diz que o espaço sugerido, comporta aproximadamente 120 trabalhadores. "Não queremos nada na informalidade. Apenas o espaço e mantê-lo na responsabilidade, no pagamento de condomínio, água, luz, entre outras taxas que podem ser cobradas. Estamos nos unindo e iremos levar a proposta para a Prefeitura."

Mas, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano informa que houve reunião na semana passada e foram levantadas possibilidades de áreas públicas, que poderiam ser disponibilizadas em prazo mais curto, pois não envolvem aquisição ou desapropriações.

A equipe da mobilidade urbana desenvolve os estudos de viabilidade e, posteriormente, os projetos para adequação desses espaços. Segundo a Prefeitura, todos os ambulantes deverão se regularizar para ter direito a se instalarem nesses espaços.

Segundo o mediador, a Prefeitura deu prazo de 30 dias para se regularizarem. A preocupação dos ambulantes é que não dê tempo para agirem e cumprirem, com isso, pedem prorrogação.

O prazo, segundo a Secretaria, foi mencionado durante a reunião, dado pela fiscalização de posturas, e se refere às barracas metálicas (branca e azul), que hoje totalizam 22, se adequarem aos termos. Não haverá prorrogação desse prazo.

O locutor diz se sentir "comovido com a situação dos pais e mães de família que só desejam trabalhar e ganhar o seu para sustento. Me reuni com alguns deles e sugeri que respondam o que realmente querem da Prefeitura, seu espaço, e sobre a dificuldade que eles têm com as documentações e burocracias da fiscalização." 

Nesta terça (11), aconteceu reunião com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e nesta quinta-feira (12), acontecerá outra com a Fiscalização de Posturas e representantes do governo municipal. O presidente da associação dos ambulantes, Sadel Ferreira de Souza, participa delas e diz estar havendo diálogo. "Não irão mexer com os ambulantes agora, porém irão nos apresentar projetos e soluções."

O endurecimento da fiscalização sobre os vendedores ambulantes foi solicitado pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Cachoeiro de Itapemirim (Acisci), na semana passada. Os lojistas temem o avanço dos ambulantes irregulares, que ocupam as calçadas e fazem concorrência desleal. Para combatê-los, muitos donos de lojas passaram a também utilizar o passeio público para expor suas mercadorias.

O presidente da Acisci, Francisco Motovanelli, atribui o aumento de ambulantes a duas causas: ausência da fiscalização do município nas vias públicas e o alto número de desempregados.  Apenas no primeiro semestre, 303 postos de trabalho foram fechados.

Comentários