Mutirão: consumidores conseguem reduzir até 96% da dívida - Jornal Fato
Economia

Mutirão: consumidores conseguem reduzir até 96% da dívida

Logo no primeiro dia de evento, realizado na praça Jerônimo Monteiro até a próxima sexta (14), das 9h às 16h, teve consumidor que conseguiu redução de até 96% no valor devido


Foto: Dayane Hemerly

O Procon Municipal de Cachoeiro deu início, nesta terça-feira (11), ao 5º Mutirão de Negociação de Dívidas. Logo no primeiro dia de evento, realizado na praça Jerônimo Monteiro até a próxima sexta (14), das 9h às 16h, teve consumidor que conseguiu redução de até 96% no valor devido.

Esse foi o caso de uma pessoa que possuía um débito em atraso de R$ 16.984,41. Com a negociação, a conta caiu para R$ 520. Outra consumidora teve a dívida de R$ 61.9949,08 com uma financeira reduzida para R$ 3.872, valor a ser pago em 15 parcelas.

De acordo com o Procon Cachoeiro, foram realizados 458 atendimentos, resultando em um montante de R$ 732.376,33 em dívidas negociadas somente no primeiro dia.

"A negociação foi muito boa pra mim. É a melhor oportunidade que eu tenho de limpar o meu nome", afirmou Uarlley Correia, consumidor que teve reduzida pela metade a dívida de R$ 800 reais no cartão de uma loja varejista, com atraso de quase quatro anos.

 

Dívidas podem ser perdoadas

Cesário explica que além da quitação de dívidas, evento visa educar consumidores (Foto: arquivo/ Fato)

 

O coordenador do Procon de Cachoeiro, Marcos Cesario, explicou que o consumidor consegue melhores condições quando a negociação acontece no mutirão. Existe, com as empresas convidadas a participar, o compromisso prévio de que o acordo tem que ser diferenciado.

Ele analisa que é a oportunidade que as empresas têm de receber e o consumidor, de conseguir grandes descontos. O histórico de descontos parte de 20% mas pode chegar ao perdão da dívida, a depender nos casos em que o devedor está desempregado, mas varia de empresa para empresa.

"Nessa edição, ainda não aconteceu, porque estamos começando hoje (ontem), mas é comum. As empresas vêm predispostas a atender os consumidores", explicou Cesário no início da tarde.

 

Diferencial

Em geral, o coordenador cita que os consumidores procuram mais os bancos e financeiras para negociar, as maiores demandas do Procon.

"Porém, é importante frisar que, nesta edição, estamos com diferenciais, por exemplo, estamos com redes de ensino, voltado para educação do consumidor. Espalhamos banners na praça com dicas para evitar o endividamento e atenção na hora de realizar compra", conta.

 

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