Audiências do Orçamento chegam a Cachoeiro - Jornal Fato
Economia

Audiências do Orçamento chegam a Cachoeiro

Nesta sexta-feira (24), nova audiência presencial será realizada em Cachoeiro de Itapemirim.


 

Foto/Divulgação Governo do ES

 

Moradores e representantes de instituições dos 12 municípios que compõem as microrregiões Central Serrana e Sudoeste Serrana do Espírito Santo debateram diversos temas de grande interesse para o desenvolvimento do Estado, entre os quais os relacionados à educação, ao meio ambiente e à segurança pública, lotando o auditório da Faculdade da Região Serrana, na tarde desta quinta-feira (23).

 

Nesta sexta-feira (24), nova audiência presencial será realizada em Cachoeiro de Itapemirim. O ciclo será encerrado no dia 29, com um encontro em Cariacica, município da Região Metropolitana. Paralelamente aos encontros presenciais, o Governo disponibiliza o site Orçamento em Rede, por meio do qual colhe informações da sociedade para mapear os desafios do Estado.

 

Esta foi terceira de uma série de cinco Audiências Públicas presenciais para a elaboração do Orçamento 2017, realizadas pela Secretaria de Estado Economia e Planejamento (Sep).

 

A audiência de Santa Maria de Jetibá, a exemplo do que tem acontecido com todos os encontros presenciais para a discussão de temas que favoreçam a elaboração do Orçamento 2017, contou com presenças de várias autoridades do Governo, que ouviram demandas dos cidadãos e discutiram temas de interesse do Estado.

 

Estavam presentes os secretários de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Camila Dalla Brandão; de Turismo, José Salles Filho; de saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, João Coser; de Transportes e Obras Públicas, Paulo Ruy Carnelli; da Justiça, Walace Pontes; além do subsecretário de Segurança, Guilherme Pacífico, e do diretor do Incaper, Marcelo Almeida.

 

 

Responsabilidade

 

"Trabalhamos duro em 2015 para manter as contas em ordem e, graças a esse esforço, com grande apoio da sociedade, o Espírito Santo tem hoje uma situação diferenciada no país", disse aos participantes o secretário de Estado de Economia e Planejamento do Governo do Estado, Regis Mattos Teixeira. Ele ressaltou que, neste ano, o Governo continua trabalhando firme e com responsabilidade, com o mesmo objetivo, lembrando que esse trabalho tem repercutido nacionalmente.

 

O secretário citou alguns projetos nas microrregiões Central Serrana e Sudoeste Serrana do Espírito Santo, como a construção do Corpo de Bombeiros Padrão, em Venda Nova do Imigrante, que reduzirá em 50% o tempo-resposta às demandas; a implantação do trecho Itarana - Rizzi, na ES 484, que já está com contrato assinado, só dependendo de aprovação final do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); a retomada de dois trechos do Caminhos do Campo: Caxixe - Forno Grande, em Venda Nova, e Santa Maria - São Cristóvão, em Marechal Floriano; e a implantação dos Centros de Consulta e Exames Especializados, em Santa Teresa e em Domingos Martins.

 

O estudante Jardel Miertschink concordou com a necessidade de  estimular ainda mais a participação da população nas audiências públicas. "Tem que ter discussão, sim", reforçou.

 

Controle popular

 

Subsecretário de Estado de Orçamento, Marcio Bastos Medeiros destacou que as audiências púbicas são uma forma de participação e controle popular da administração pública. Assim como Regis Mattos Teixeira, ele destacou a importância de haver integração entre o Governo e a sociedade, num processo sinérgico que resulte em melhores resultados.

 

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Maria de Jetibá, Lucineia Laurett, levou à audiência a reivindicação para que a educação seja mantida como prioridade de Governo. "Temos seis escolas estaduais e é preciso garantir que elas se mantenham em funcionamento, com qualidade", argumentou.

 

A líder sindical também reivindicou ampliação do programa para estradas vicinais e a garantia da manutenção da assistência técnica oferecida pelo Governo aos agricultores, com pesquisa e extensão. "Santa Maria de Jetibá é o município mais agrícola do Espírito Santo", lembrou ela.

 

Durante a audiência, os participantes também foram informados sobre o cenário econômico do Espírito Santo, em palestra proferida pela diretora-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) - órgão vinculado à Sep -, Andrezza Rosalém Vieira.

 

Acesso

 

Nas plenárias, os cidadãos podem acessar o site www.orcamento.es.gov.br, utilizando seus próprios smartphones, tablets ou terminais de computadores disponibilizados pela Sep. Para tanto, basta que selecionem sua microrregião e o tema de interesse, destacando desafios que considerem mais importantes e apresentando recomendações para solucioná-los.

 

Neste ano, no site também é possível informar de que forma, individualmente, cada pessoa pode contribuir para a superação dos desafios apontados. O acesso ao site Orçamento em Rede estará disponível à população até o dia 7 de julho.

 

Até o momento, foram realizadas audiências presenciais em Nova Venécia, Colatina e Santa Maria de Jetibá, sedes dos encontros das regiões Noroeste/Nordeste, Centro-Oeste/Rio Doce, e Central Serrana e Sudoeste Serrana.

 

LOA

 

O resultado das audiências públicas vai subsidiar a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2017, um instrumento de planejamento de curto prazo, compatível com o Plano Plurianual (PPA), utilizado pela administração pública para estimar todos os recursos que serão arrecadados (receita), e fixar os valores a serem gastos (despesas) em um determinado exercício financeiro.

 

Compareça às audiências

 

Microrregiões Central Sul / Caparaó / Litoral Sul

 

Cidade sede: Cachoeiro de Itapemirim

 

Dia: 24

 

Horário: 13h00

 

Local: Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Cachoeiro de Itapemirim (Faccaci)

 

Municípios:

 

Apiacá, Atílio Vivácqua, Castelo, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul, Muqui e Vargem Alta. 

 

Alegre, Bom Jesus do Norte, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Iúna, Muniz Freire e São José do Calçado.

 

Alfredo Chaves, Anchieta, Iconha, Itapemirim, Marataízes, Piúma, Presidente Kennedy e Rio Novo do Sul.

 

Microrregião Metropolitana

 

Cidade sede: Cariacica

 

Dia: 29

 

Horário: 14h00

 

Local: Ifes de Itacibá

Comentários