Raul Sampaio comemora 89 anos - Jornal Fato
Cultura

Raul Sampaio comemora 89 anos


Foto tirada pelo filho José Cocco Neto dias antes de completar 89 anos 

 

Dayane Hemerly

 

Raul Sampaio Cocco, autor de aproximadamente 400 canções, especialmente, "Meu Pequeno Cachoeiro", que fez sucesso na voz de Roberto Carlos, comemora, nesta quinta-feira (06), 89 anos.

 

Filho de José Cocco e de Fany Sampaio Cocco, irmão de Domingos, Ruth e Fanny, também primo de Sérgio Sampaio e Hélio Moraes Sampaio, Raul nasceu em 06 de julho de 1928, em Cachoeiro de Itapemirim.

 

Ele começou a vida artística na Rádio ZYL-9, como solista do conjunto Dois Valetes e uma Dama. Em 1949 se mudou para o Rio de Janeiro e passou a integrar o Trio de Ouro em 1952. Sua primeira música de sucesso foi "Guarda-Chuva de Pobre".

 

A música "Meu Pequeno Cachoeiro" virou o Hino Oficial da cidade - Lei nº 1.072/66, sancionada pelo prefeito Abel Santana.

 

Suas canções foram gravadas por Roberto Carlos, Orlando Silva, Nelson Gonçalves, Toquinho e Vinicius de Moraes, Elza Soares, Fafá de Belém, Maria Betânia, João Bosco e muitos outros. Além disso, intérpretes estrangeiros, como a mexicana Elvira Rios (Estoy pensando em ti), regravaram as músicas do cantor cachoeirense.

 

Roberto Carlos, também compositor, é conhecido como o filho mais ilustre de Cachoeiro, mas seus conterrâneos concordam que o maior compositor da cidade é, sem dúvida, Raul Sampaio Cocco. Que ainda é Violonista e cantor.

 

Discreto, não gosta de aparecer, mas é difícil uma pessoa com o seu reconhecido talento não ficar em evidência.

 

Raul com Erasmo e Roberto Carlos

 

Amigos

 

Muito querido, Raul Sampaio é sempre lembrado pelos amigos e familiares de Cachoeiro. Seu primo Hélio Moraes Sampaio faz questão de felicitá-lo.

 

"Falar de Raul Sampaio é um tanto complicado por causa de sua diversidade musical. É um primo amigo. Pessoa de uma índole que lhe é peculiar. Cantor, compositor ímpar, plural com uma sensibilidade musical que tá somada a sua verve, com composições interpretadas por grandes cantores que não dá pra enumerar. Sem contar os títulos, troféus, condecorações e a maior delas o hino de nossa cidade. Quero, particularmente, lhe desejar muitos anos de vida com muita saúde e inspiração.

 

FELIZ ANIVERSÁRIO RAUL SAMPAIO COCCO!"

 

Raul Sampaio com o primo Hélio Moraes Sampaio

 

A amiga Maria Elvira relembra momentos com o Raul e conta que, em visitas a Marataízes com o irmão "seresteiro e compositor", Dodo, em que todo mundo bebia, menos ela e Raul, pois "ele não bebe", os dois, apenas, ficavam sóbrios. "Ele é sempre uma ótima companhia! Um ser de luz".

 

A contadora de histórias relembra ainda um comentário que o compositor fez a ela.

 

"Guardo, ainda, um comentário dele, nessa partilha sóbria, sobre um outro amigo coroa, que exibia a namorada nova, depois de ter se separado da companheira de vida inteira. Ele me disse, emocionado:             

           

- Não consigo entender essa necessidade de autoafirmação! Daria tudo se tivesse a chance de ver minha esposa envelhecer. Teria celebrado cada ruga, como conquista partilhada! Mas, não tive esse privilégio - ela partiu cedo!", compartilha Maria Elvira.

 

Em um artigo escrito em julho de 2011, o vereador Higner Mansur menciona que Raul "é um dos mais importantes compositores nascidos em Cachoeiro".

 

"Ele confessa a paixão, acima de todas as outras: diz ter sido um aluno comum, meio preguiçoso, a música já ocupava sua cabeça a maior parte do tempo. Desde criança foi despertado para a poesia e a música".

 

Higner ainda fala que Raul Sampaio é personagem da História da Música e, ainda, contemporâneo. "É dos poucos - em qualquer lugar do mundo - que, ao mesmo tempo, consegue a marca de personagem importante e, ao mesmo tempo, contemporâneo", completa.

 

Comentários