Jaciguá mantêm tradição do presépio mecânico - Jornal Fato
Cultura

Jaciguá mantêm tradição do presépio mecânico

Mecanismo eletrônico descreve a passagem bíblica do nascimento de Jesus e aspectos da natureza


 

 

 

O distrito de Vargem Alta recebe turistas de várias partes do país e de municípios capixabas 


Criado em 1956 pelo artesão e padre salesiano Agostinho Bastianello, o presépio do distrito de Jaciguá, em Vargem Alta, atrai turistas de todo o Espírito Santo e de outros Estados brasileiros, principalmente na época do Natal e Ano Novo.

Localizado em frente à Igreja São João Batista, a construção, em madeira, metal, gesso, lata e plástico, entre outros materiais, conta com cerca de 130 figuras que se movimentam por meio de mecanismos elétricos.

O cartão postal da região serrana reproduz as cenas do cotidiano das pessoas e passagens bíblicas, como a anunciação à Virgem Maria e a ressurreição de Jesus Cristo. O presépio possui mais de 50 metros quadrados, foi construído artesanalmente, desde as mais simples figuras até os grandes mecanismos que as movimentam. Cachoeiras e lagos com água corrente, moinhos, montanhas e vales com pedras.

Há 56 anos, a dona de casa Ana Dalto, moradora do distrito, cuida da manutenção do complexo sistema mecânico que movimenta todos os bonecos.

O salesiano usou elementos regionais para compor as gravuras. Em uma das cenas aparece a famosa pedra do Frade e a Freira. Em outra, o Convento da Penha, de Vila Velha, e uma terceira mostra a Pedra do Rego, de Venda Nova do Imigrante. Detalhes que revelam a veia artística de Bastianello.

Comentários