Fábrica de Pios aberta para visitação - Jornal Fato
Cultura

Fábrica de Pios aberta para visitação


Fotos: Ailton Weller

 

por Ailton Wellwer

 

A Fábrica de Pios fundada por Maurílio Coelho, a mais antiga indústria do Espírito Santo e que acaba de completar 113 anos - a fundação foi em 1903 - e até hoje se mantêm pelo trabalho dos descendentes do idealizador abriu as portas para a visitação pública.

 

O atual responsável pela fábrica, a única especializada na fabricação de pios de artesanais na América latina, Fábio Coelho, neto do fundador, que divide os a administração com a esposa, Patrícia Barbosa Marins, decidiu pela abertura do local à visitação pública para chamar atenção sobre a necessidade de restauração do imóvel que vem resistindo ao tempo.

 

Coelho disse que a intenção é criar a "Praça Maurílio Coelho", um espaço em frente a fábrica onde seriam realizados eventos, além de uma feira semanal de artesanatos diversos, além da produção da fábrica.

 

"Para isso dependemos de apoio do setor público e da iniciativa privada e para tanto, ainda nesta semana, vou protocolar um pedido junto à Secretaria de Desenvolvimento Urbano no sentido de buscar a captação de recursos para a reforma do prédio e, assim, incrementar ainda mais o turismo de Cachoeiro de Itapemirim. As conversas estão adiantadas e, agora, nos resta esperar", disse.

 

Acervo

 

Fábio Coelho adiantou que todo o acervo, num total de 40 pios de diferentes aves da fauna brasileira, foi digitalizado com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). A medida visa a automatização gradual das peças por tornos especiais, sendo que um deles está na unidade do Instituto, em Cachoeiro, onde os alunos praticam a confecção dos pios.

 

"Como nosso trabalho é todo manual, e contamos com uma equipe de oito pessoas, a produção anual é de aproximadamente 10 mil peças que são negociadas pela internet - cerca de 90% - e as demais encomendas por personalidades, que presenteiam os amigos, ou lojas especializadas dos Estados Unidos, nosso maior comprador, além da Espanha, Itália, França e Alemanha", contou Fábio.

 

Serviço:

 

Fábrica de Pios Maurílio Coelho

Local: Ilha da Luz (na entrada para o Pavilhão de Eventos)

Visitação: de segunda a quinta-feira, das 07h00 às 17h00

Sexta-feira: das 07h00 às 16h00 

Comentários