Charola de São Sebastião é destaque - Jornal Fato
Cultura

Charola de São Sebastião é destaque

A proposta da obra é dar sequência ao trabalho de valorização da cultura popular no município


 

O livro infantil "Charola de São Sebastião, compromisso de fé no santo mártir guerreiro", da jornalista e professora Rosângela Venturi, será lançado neste domingo (03), às 14h00, na Casa de Oração Espírita São sebastião, localidade de Jacu, distrito de Burarama, em Cachoeiro de Itapemirim.

 

Viabilizado por meio do Edital de Valorização da Diversidade Cultural Capixaba do Funcultura da Secult, o livro tem ilustração de Diego Scarparo e pesquisa de Genildo Coelho Hautequestt Filho. A publicação é uma iniciativa da Associação de Folclore de Cachoeiro de Itapemirim.

 

Segundo a autora a proposta da obra é dar sequência ao trabalho de resgate e valorização da cultura popular no município, desenvolvido pela entidade há mais de dez anos, bem como subsidiar ações de educação patrimonial. "A procissão da Charola de São Sebastião exalta as virtudes de um santo que teria sido martirizado por defender a sua fé", pontua Rosângela, que membro da Academia Cachoeirense de Letras (ACL).

 

As roupas e a organização da Charola lembram as Folias de Reis, mas esse folguedo tem por motivação principal homenagear o Santo Mártir Guerreiro. Atualmente o único grupo em atividade no Espírito Santo é a Charola de São Sebastião de Alto Paulista, no distrito de Burarama, interior de Cachoeiro de Itapemirim, sob o comando dos mestres Izaías e Adílio Quirino da Silva.

 

 

Serviço:

Lançamento do livro "Charola de São Sebastião"

Local: Casa de Oração Espírita São Sebastião, Jacu, Burarama, Cachoeiro de Itapemirim;

Horário: 14h00

Data: 03 de julho, 2016.

 

Comentários