Os desafios dos possíveis candidatos - Jornal Fato
Colunistas

Os desafios dos possíveis candidatos


Especulações há aos montes sobre possíveis candidatos a Prefeito de Cachoeiro de Itapemirim. Nomes não faltam. Mas, todos eles têm pelo menos um grande desafio a ser superado, para cair no gosto do eleitorado.

No PT, a continuidade pode ser o vereador Professor Léo. Sua principal dificuldade, caso realmente se candidate, é a rejeição ao PT e o desgaste da sigla após oito anos de mandato em Cachoeiro e 13 no Brasil.

De saída do PT, o deputado Rodrigo Coelho teria problemas semelhantes ao de Léo e ainda precisaria administrar o tiroteio de situação e oposição durante a campanha.

Os demais candidatos, forçosamente, serão de oposição.

A novidade é Victor Coelho, recém filiado ao PDT. Neófito, precisaria provar ter algo a oferecer. É mais conhecido pelo parentesco com o saudoso Glauber Coelho, de quem pretende herdar os votos, do que por iniciativas políticas próprias.

No PMDB, há dois interessados manifestos. O ex-prefeito José Tasso tem o desgaste de ter sido homem forte do Governo José Ignácio e afundado com ele. Já Jathir Moreira, que já foi vice-prefeito, tem na ausência de carisma o seu ponto fraco.

O advogado Jonas Nogueira e o presidente da Câmara, Júlio Ferrari, ambos do PV, têm o mesmo problema, encontrar um partido que os acolha e lhes dê a chance de concorrer.

O sindicalista Jonathan Willian corre risco de ser tungado por Rodrigo Coelho no Rede Sustentabilidade. Além disso, precisa se fazer conhecido além do funcionalismo público, onde também enfrenta resistências.

Por último, Theodorico Ferraço (DEM). Já é conhecido, experiente e a versão mais bem-acabada da oposição ao atual governo. Diferente dos demais, teria dificuldade depois de eleito. Nunca administrou com tão poucos recursos.

 

Sobe

Música

Cachoeiro recebe amanhã o show com o Coral de Trombones da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), em apresentação gratuita. Será às 20h00, na Igreja Nosso Senhor dos Passos, mais conhecida como Matriz Velha. O evento é uma das atrações do 2º Festival dos Vales e do Café.

 

Desce

Medicina

Recurso de instituição da Bahia pode atrasar a instalação de curso de medicina em Cachoeiro e em outras 38 cidades onde seriam instalados como parte do plano Mais Médicos, do governo Federal. O Tribunal de Contas da União dará hoje definição sobre o caso.

 

Mas, hein?

Voto em cédula, inflação em alta, PIB em queda por três trimestres consecutivos. Não, não se trata do pré-Plano Real. São os dias atuais. Brasil vive dias de Vale a Pena Ver de Novo, só que não.

 

Vias de FATO

A sessão de entrega de homenagens passa normalmente despercebida na Câmara de Cachoeiro, mas não nesta semana, quando houve tumulto.

 

Um marido traído acusava um vereador de ser o amante de sua esposa e foi tirar satisfações. Ameaçava dar tiros, mas foi contido, na conversa, por servidores da Casa.

 

O presidente da Câmara, Júlio Ferrari (PV), oficializou a má vontade com os projetos da Prefeitura. Daqui por diante, deve engavetar todos que achar polêmicos.

 

Dá demonstração de independência, pois segue beligerante apesar de ter conseguido em repasse do Executivo, boa parte dos recursos para a reforma que planeja na Casa.

 

A corrida para realizar a reforma, aliás, é contra o tempo. Caso não consiga licitar a obra até o final do ano, vai ter de devolver os R$ 400 mil aos cofres da Prefeitura. 

 

"Comece de onde você está. Use o que você tiver. Faça o que você puder".

Arthur Robert Ashe Jr

 

NATAL. O Rotary Club Cachoeiro de Itapemirim com a ajuda de diversos parceiros lançou na segunda-feira, dia 30, a Campanha de Doação de Brinquedos Natal Criança Feliz. Para arrecadação dos produtos, um micro-ônibus está estacionado na Praça Jerônimo Monteiro, ao lado da sede da Prefeitura, durante cinco dias, das 9h00 às 18h00


Comentários