Governo deve fazer barragens no sul - Jornal Fato
Política

Governo deve fazer barragens no sul

O investimento de R$ 8,8 milhões vai beneficiar 11 comunidades localizadas em cinco municípios do interior


 

O programa de construção de barragens será implantado até 2018. No ano que vem, as ações devem atingir a Região Sul. "Já estamos estudando sim a possibilidade de barragens no Sul. Antigamente essa crise hídrica não batia tanto no Sul. Mas essa região também vem sofrendo. Estamos estudando para que em 2016 e 2017 outras regiões sejam contempladas", planeja o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Octaciano Neto.

 

Ontem (quarta-feira 02), o Governo do Estado anunciou a abertura de editais de licitação para construção de 26 barragens de uso coletivo em assentamentos de trabalhadores rurais capixabas, todas no norte. As barragens terão capacidade de armazenar 1,5 bilhão de litros e representam um investimento de aproximadamente R$ 8,8 milhões. As barragens serão construídas em comunidades localizadas nos municípios de Ecoporanga, Montanha, Nova Venécia, São Mateus e Conceição da Barra.

 

A solenidade de lançamento do certame aconteceu em cerimônia realizada no Palácio Anchieta (Vitória). O conjunto de editais será publicado no Diário Oficial de hoje. "Essas primeiras barragens ficam prontas no final do ano que vem", estima o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Octaciano Neto.

 

Obras de infraestrutura na gestão hídrica vêm sendo anunciadas pelo Governo do Estado desde o final de outubro. Na ocasião, seis barragens no interior já tiveram sua construção anunciada. Se somadas as 26 barragens em assentamentos divulgadas ontem, esse sistema terá capacidade de armazenar 19,5 milhões de litros. Esse volume garante o abastecimento de uma população de 360 mil pessoas por um ano. O Governo do Estado planeja construir um total de 60 barragens para múltiplos usos até 2018 e uma linha de crédito especial será aberta para o financiamento de outras 2 mil barragens em todo o Estado.

 

A expectativa do Governo é que outras barragens sejam construídas ao longo dos próximos meses por particulares. Isso porque, em muitos casos, o licenciamento não é mais necessário, bastando apenas cadastro no Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf). As barragens com área de até um hectare e volume de até 10 mil metros cúbicos estão dispensadas do licenciamento. Essa isenção beneficia a maioria dos produtores, já que mais de 80% das barragens construídas no Espírito Santo estão nessa faixa.

 

 

Importância social

 

O governador Paulo Hartung (PMDB) explicou que o investimento na gestão hídrica só foi possível graças ao ajuste fiscal realizado no começo do ano. Também destacou a importância do destino do investimento, que beneficia comunidades assentadas na região Norte.

 "Tem uns e outros fazendo demagogia com dinheiro público. Não é só no Brasil, é aqui também. Achando que pode distribuir dinheiro público para pagar privilégio de uns e outros. Pode ter certeza, se vai para o privilégio, não vai para o assentamento. Não vai para o trabalhador, não vai para o povo mais sofrido do nosso Estado", afirmou o governador, que classificou a licitação das barragens como uma "medida contra a concentração de renda".

As obras são encaradas como fundamentais para permanência dessas famílias nos assentamentos. "Os assentados precisam de água para plantar e produzir cada vez mais. E para permanecer no campo. A água é questão fundamental para não termos o êxodo rural que tivemos no passado e para que as pessoas tenham dignidade e qualidade de vida no campo", disse o gerente de agricultura familiar da Secretária de Agricultura, Luiz Bricalli.

Comentários