O dom de escolher - Jornal Fato
Colunistas

O dom de escolher


Há dias conversava com uma amiga, na verdade,uma amiga irmã, sobre situações inusitadas que ocorrem em nossas vidas: algumas tão significativas e dolorosas que, se nos deixássemos levar por seus efeitos, poderíamos permanecerparalisados, tornando sem sentido e sem brilho os nossos parcos dias nessa terra onde estamos de passagem.

 

Conversa vai, conversa vem, perguntei se estava feliz e segura de suas escolhas. Sem me surpreender tive a seguinte resposta: "Escolhi seguir em frente; poderia ficar paralisada, mas continuei e hoje sou feliz!"

 

Novamente essa amiga, que há décadas é um exemplo de força e de fé para mim, revelou-me algo que, por vezes, enquanto seres humanos, preferimos não enxergar, qual seja: diante das situações que não podemos resolver ou diante dos desejos que não poderemos realizar temos, diversa da opção de se entregar à frustação, uma segunda alternativa que é a escolha pessoal de seguir em frente. Enxergar essa segunda opção exige mais de nós mesmos que a escolha de culpar o outro e/ou de se vitimar, mas é a alternativa correta para o retorno ao estado de paz e de harmonia espiritual.

 

É bem verdade que seguir em frente nem sempre é fácil. Não é atitude simples escolher superar a morte de alguém amado ou esquecer alguém com quem se planejou viver toda a vida, mas que, por alguma razão, tinha planos que não lhe incluíam. Contudo, não seria justo estagnar a própria vida porque a dor e o sofrimento bateram a porta; não seria correto fechar os olhos para a luz que a cada dia, mesmo após a pior tempestade, irradia do nascer do sol que sempre volta a brilhar.

 

Existem muitas frases feitas para demonstrar que, após grandes sofrimentos sempre há de surgir o momento de alívio e de alegria, contudo, somente poderá recomeçar àquele que optou por seguir em frente. Àquele que estagnou poderá não enxergar as novas possibilidades mesmo que estas saltem aos olhos e, com isso, corre grande risco de perder as novas chances que a vida proporciona.

 

Assim, necessário se faz que, diariamente, ao acordar nos olhemos no espelho e, com olhar de admiração, nos contemplemos como obra prima e digamos a nós mesmos que nascemos para vencer e para, a cada instante, optar por seguir em frente. Pouco adiantará tentar se enganar com pensamento de que não existirãoproblemas, mas, é plenamente possível que passemos a assumir, para nossa vida, a opção de ser maior que todos os estímulos negativos externos que forem lançados sobre nós. Afinal, a medicina, a psicologia, o cristianismo, a neolinguística e tantas outras ciências/estudos/crenças desde sempre, embora em linguagens específicas, já ensinam sobre os benefícios do olhar para si mesmo com positividade e com decisão de continuar a vida.

 

Deste modo, se começarmos a fazer o uso correto do dom da escolha e optarmos pela superação diante dos estímulos externos e internos que sobre nós é lançado, certamente, seremos mais felizes e seguros diante das adversidades da vida. Senão bastasse, optar por seguir em frente, com certeza, acarretaria ainda, no ambiente social,a extinção da violência, especialmente, dos crimes de feminicídio, de trânsito, de rixa, etc. Isso é óbvio: se seguirmos em frente,nos desapegaremos dos rancores esuperaremosos sentimento de vingança e de posse. Assim, será possível ser feliz simplesmente tendo amor próprio e fé em Deus. Oresto a vida molda ou moldamos nós na vida.

 

 

 

 

 

 

 

 


Comentários