Homenagem simbólica ao Cuidador - Jornal Fato
Colunistas

Homenagem simbólica ao Cuidador


 

"O que se opõe ao descuido e ao descaso é o cuidado. Cuidar é mais que um ato; é uma atitude. Portanto, abrange mais que um momento de atenção. Representa uma atitude de ocupação, preocupação, de responsabilização e de envolvimento afetivo com o outro", Leonardo Boff.

 

Antes de iniciar a conversa, dedico este texto aos profissionais das Casas lares de Maria I,II e II, em Mimoso do Sul, da Vila Aconchego e Lar João XXIII, em Cachoeiro de Itapemirim, exemplo de dedicação e amor ao próximo.

 

Nos últimos anos, em consequência de diversos fatores, como a melhoria de condições sanitárias e de acesso a bens e serviços, as pessoas têm vivido mais tempo. Os avanços na área da saúde têm possibilitado que cada vez mais pessoas consigam viver por um período mais prolongado, mesmo possuindo algum tipo de incapacidade.

 

O Dia do Cuidador de Idosos, em 20 de março de cada ano, é uma comemoração simbólica a nível nacional porque foram criadas leis dando conotação ao dia 20 de março em quatro estados brasileiros (Goiás, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro).

 

A unificação da data surgiu a partir do "Dia Municipal do Cuidador de Idosos"  (Lei Nº 9.602 de 9 de setembro de 2008) da cidade de Belo Horizonte-MG.

 

Em 2011, uma PL foi encaminhada ao Congresso Nacional para instituição do Dia Nacional dos Cuidadores de Idosos. Mesmo não sendo aprovada, cuidadores do Brasil comemoram 20 de março e seguem o calendário da maior associação da classe, sediada em Minas Gerais.

 

Ocupação

Hoje o cuidador de idosos já é considerado uma ocupação ao qual integra a Classificação Brasileira de Ocupações - CBO sob o código 5162-10 Cuidador de Idosos - acompanhante de idosos, Cuidador de pessoas idosas e dependentes, Cuidador de idosos domiciliar, Cuidador de Idosos institucional.]

 

O papel do cuidador de idosos ultrapassa o simples acompanhamento das atividades diárias dos idosos, sejam eles saudáveis, enfermos ou acamados, em situação de risco ou fragilidade, seja em domicilio ou em qualquer instituição na qual necessite de atenção ou cuidado diário.


Comentários