A "verdade" filosófica e psicanalítica - Jornal Fato
Colunistas

A "verdade" filosófica e psicanalítica


 

 

"Ao que não podemos chegar voando, temos de chegar manquejando" (Freud, 1920/2006, p.75).

 

 

Sigmund Freud, ao criar o conceito de inconsciente, subverte a noção do sujeito cartesiano enquanto sujeito da razão.

 

Se em Descartes "penso, logo existo", e com isso se define a existência do ser, este seria o ponto anômalo entre a teoria cartesiana e a teoria freudiana. Em psicanálise pensar não equivale a ser, pois, como disse Lacan, "sou também onde não penso". O fato de pensar não me assegura que eu seja. O sujeito é uma descontinuidade e não uma linha reta objetiva.

 

O "Cogito Ergo Sum" (Penso logo existo) foi usado como argumento por Descartes em sua obra "Meditações" na tentativa de fundamentar sua "Teoria do Conhecimento". Em meio de tantas questões o cogito surge como uma certeza alcançada por Descartes : "só posso estar certo de que penso, pois mesmo que duvide, ainda assim, continuarei pensando".

 

O existir para Descartes tem como comprovação o ato de pensar, é uma "verdade" filosófica afirmativa que o ser é capaz de duvidar, e propõem que, para duvidar, é preciso pensar. Porém, Freud postula que "o ego não é o senhor da sua própria casa", ou seja, o ego pensa saber o que, na realidade, não sabe. É no inconsciente que habita a "verdade" do sujeito.

 

Assim, Freud destrona o eu do lugar de unidade e saber como considerado por Descartes. No discurso do sujeito da psicanálise, a consciência e a razão deixam de ser o lugar da verdade,  representando o lugar do engano. Por outro lado, a subjetividade passa a ser uma realidade dividida entre os sistemas consciente e inconsciente.

 

Na representação do sujeito em psicanálise, a razão, ou o ego, não pode ser definida como instrumento de acesso à verdade das coisas. É a subjetividade inconsciente que dá ao próprio sujeito um sentido repleto de significações sem que nenhuma possa ser apontada como verdadeira.

 

Desse modo, Freud encontrou a "verdade" no discurso de seus analisantes através dos sonhos, dos atos falhos, dos chistes e dos sintomas. Ela, a"verdade", está lá dentro. Nas profundezas do inconsciente.

 

 

Formação e pós em Psicanálise

 

Os interessados pela teoria freudiana não precisam viajar longas distâncias para fazer uma Formação em Psicanálise de qualidade. No dia 14 de março, às 9h, no Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde do Sul do Estado (Sitesci), em Cachoeiro de Itapemirim-ES, acontece o seminário de Introdução à Psicanálise e informações sobre o Curso de Formação e Pós-graduação em Psicanálise. A entrada será franca destinada a profissionais e graduados nas áreas da saúde, humanas e educacionais.

 

 

Arteterapia é destaque na Casa Reviver

 

 

 

A Arteterapia é como método de tratamento para o desenvolvimento pessoal dos acolhidos da Comunidade Terapêutica e residentes da Casa Lar e Residência Inclusiva da Associação de Apoio Terapêutico Reviver (AATR). Com isso são desenvolvidos pintura, desenho, modelagem, escultura, colagens, drama e jogos dramáticos, expressão corporal, música, canto, poesia, escrita livre e contos.

 

A expressão artística é central nesta psicoterapia e o material produzido serve para que o terapeuta entenda o conteúdo criativo. Todas as explicações, implicações e relações entre os elementos que aparecem nas produções artísticas são esclarecidas pelo seu próprio autor ou criador. Esta linha segue a corrente da Psicologia Analítica criada por Carl Gustav Jung e divulgada no Brasil pela Dra Nise da Silveira.

 

Os trabalhos de Arteterapia desenvolvidos na Casa Reviver são coordenados pela voluntária Rosangela Lopes Faria, que dedica seu tempo para atuar em todas as unidades da Associação em benefício dos acolhidos. Os resultados são surpreendentes. Alguns chegam a produzir, nas oficinas, verdadeiras obras de arte. 

 

 

Curso de Cinema na Espanha

Estão abertas as inscrições para concorrer às bolsas de estudo oferecidas pela Fundação Carolina, na 13ª edição do Curso de Desenvolvimento de Projetos Cinematográficos Iberoamericanos 2015, na Espanha. Serão aceitos projetos de longas-metragens de ficção, documentário ou animação. Inscrições até 4 de março.

 

 

Oficinas de espetáculos

Terminam hoje (27) as inscrições para as Oficinas de Interpretação e Montagem de Espetáculos promovidas pela Associação Teatral de Cachoeiro (Asteca), no Centro Cultural Nelson Silvan, na Rua 25 de março, em Cachoeiro. 

 

 

Cine Fórum

Acontece neste sábado (28) o primeiro Cine Fórum de 2015 promovido pelo Sindicato dos Psicanalistas do Espírito Santo (Sindpes) sobre o filme "Freud, Além da Alma", de 1962. O evento acontece em Maruípe, na capital.

 

 

Pós-modernidade no palco

"Vizinhos", que estará em cartaz no Teatro Virgínia Tamanini, nos dias 28 de fevereiro e 01, 07 e 08 de março, é mais novo espetáculo do Grupo Z de Teatro. A trama gira em torno de dois homens que moram próximos e se deparam com uma convivência inevitável em situações rotineiras. O público vai poder acompanhar um pouco dessa história, que perpassa a solidão dos personagens e os problemas com a alteridade, evidenciados nos processos de "incomunicação" na pós-modernidade.

 

 

Políticas públicas e estudos sobre drogas no ES

 

 

O vice-governador César Colnago agora é o responsável pelo gerenciamento dos projetos que o Governo do Estado implantar nesse segmento. Dentre as atribuições da Cesd, estão: coordenação e financiamento de ações relacionadas a estudos acerca do tema, elaboração e divulgação de campanhas de prevenção, apoio a órgãos que desenvolvam ações sobre drogas, capacitação de agentes multiplicadores, dentre outras.

 

Exposição

No próximo dia 29 de janeiro, o Museu de Arte do Espírito Santo (MAES), situado no Centro Histórico da Capital, abre a primeira exposição de 2015 com o título "Modos de usar:". A mostra reúne o  trabalho de seis artistas selecionados no Edital de Bolsa Ateliê (015/2013), da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), além de 13 obras pertencentes ao acervo do MAES. Com curadoria de Júlio Martins, a exposição permanece em cartaz até março, com entrada gratuita.

 

 

Vozes do Terreiro no cinema

 

Dia 28 de fevereiro será lançado o documentário "Vozes do Terreiro", que será exibido à partir das 13h no Cine Shopping Cachoeiro.O trabalho é dirigido por Genildo Coelho Hautequestt Filho, com a direção de fotografia de Renilson Chagas e edição de Wagnos Pirovani. A produção do documentário é da Associação do Folclore de Cachoeiro, com recursos do Governo do Estado do Espírito Santo, através da Secretaria de Estado de Cultura, a Secult.

 


Comentários