Chuvas no sul do Espírito Santo deixaram pelo menos 17 mortos - Jornal Fato
Cidades

Chuvas no sul do Espírito Santo deixaram pelo menos 17 mortos

No total, estima-se que mais de 5200 pessoas tenham sido afetadas de alguma forma pelas chuvas, com 255 desabrigados além dos 17 óbitos confirmados


Equipes de resgate atuando em Mimoso, no sábado (23)

As recentes chuvas que assolaram o sul do estado do Espírito Santo, sobretudo na noite de sexta e madrugada de sábado, trouxeram consigo um cenário de devastação. O número de óbitos confirmados não para de crescer. De acordo com dados da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec), publicados no dinal da tarde deste domingo (24) o total de mortos confirmados até o momento subiu para 17, com 15 vítimas em Mimoso do Sul e 2 em Apiacá.

As equipes de resgate e assistência continuam em operação nas áreas afetadas, intensificando os esforços para mitigar os impactos das enchentes que resultaram nessa triste estatística. A situação é especialmente grave em Mimoso do Sul, onde o número de vítimas fatais é mais expressivo.

Além dos óbitos, milhares de pessoas foram atingidas pelos desastres, com um significativo número de desalojados e desabrigados. Os dados levantados mostram a magnitude do desafio enfrentado pelas autoridades locais na gestão dessa crise:

Vargem Alta: Cerca de 1000 pessoas foram desalojadas, algumas delas abrigadas na Escola Presidente Lubecke.

Mimoso do Sul: O município registra um total de 12 desabrigados e 15 mortos, com a Igreja Assembleia de Deus, Santa Cruz da Serra, servindo como abrigo para os desalojados.

Guaçuí: Cerca de 200 pessoas foram afetadas pelo desastre.

Bom Jesus do Norte: Um dos municípios mais afetados, com aproximadamente 3000 desalojados e 64 desabrigados. As instalações da Creche Tia Fátima e da Escola Municipal São Sebastião foram transformadas em abrigos temporários.

Apiacá: Com um número considerável de desabrigados, chegando a 1000 pessoas, e 179 desabrigados. Além dos dois óbitos confirmados, a Escola Maria de Lourdes Alves e a Igreja Santa Terezinha foram utilizadas como abrigos para os desalojados.

No total, estima-se que mais de 5200 pessoas tenham sido afetadas de alguma forma pelas chuvas, com 255 desabrigados além dos 17 óbitos confirmados.

À medida que as operações de resgate e reconstrução prosseguem, a solidariedade e a mobilização comunitária se tornam essenciais para ajudar aqueles que perderam suas casas, entes queridos e meios de subsistência. A reconstrução das áreas afetadas exigirá um esforço conjunto e prolongado, mas com a determinação e o apoio necessários, a comunidade poderá se recuperar desses tempos difíceis e reconstruir suas vidas.

Comentários