Vargem Alta comemora 28 anos - Jornal Fato
Cidades

Vargem Alta comemora 28 anos

Há 28 anos um plebiscito foi favorável a separação dos distritos de Jaciguá e Vargem Alta que pertenciam a Cachoeiro


 

Há exatos 28 anos, em 20 de março de 1988 através de um plebiscito, 87 % da população foi favorável a separação dos distritos de Jaciguá e Vargem Alta, de Cachoeiro de Itapemirim. Com a emancipação política, a cidade foi elevada à categoria de município,  pela lei estadual nº 4063, de 10/05/1988. Posteriormente foram criados os distritos de São José de Fruteiras, Prosperidade e Alto Castelinho.

 

A campanha pela emancipação de Vargem alta mobilizou comunidades, voluntários, líderes comunitários sociais e religiosos, pessoas de todas as idades pelo sim, significando aceitar o desmembramento de Cachoeiro e consequente criação do novo município.

 

De acordo com o vice-prefeito de Vargem Alta, Claudio Pazetto, é inegável os muitos avanços ao longo dessas quase três décadas. "Fazendo uma breve comparação entre Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante, se pode perceber os rumos administrativos, políticos, econômicos e sociais das duas cidades. Ambas se emanciparam na mesma época, a princípio, no primeiro mandato, o desenvolvimento foi similar, depois, os rumos foram diferentes", disse em artigo publicado no site Rádio Conexão.

Comentários