Salesiano pode virar faculdade de medicina - Jornal Fato
Cidades

Salesiano pode virar faculdade de medicina

Diretores, professores e políticos estiveram no local, que pertence ao Governo do Estado


 

Desativado por décadas, o prédio do Colégio Salesiano, antigo colégio de padres, em Jaciguá, Vargem Alta, poderá abrigar uma faculdade de medicina.

 

Na manhã de sexta feira, a diretoria e professores da Emescam, tradicional faculdade de medicina capixaba, visitaram as instalações, acompanhada de lideranças políticas, como o prefeito João Bosco Dias, o Bosquinho, os vereadores, Luciano Quintino, AlmezindoDemartini, Ismael, Edinho, Marcelo e Anna Gaburro e o presidente da Assembleia Legislativa, Theodorico Ferraço. No local também estava o representante do Hospital Sírio Libanês, Sérgio Zanetta.

 

O diretor da Emescam, Flávio TakemiKataoka, gostou das instalações. "É uma estrutura bonita, que observa a situação de imersão de conhecimento e dispõe de um espírito acadêmico", afirmou.

 

Kataoka informou ainda que é interesse da instituição implantar o curso de medicina na Região Sul. A Emescam concorre com outras quatro faculdades ao direito de implantar um curso de medicina dentro do programa Mais Médicos do Governo Federal, em Cachoeiro de Itapemirim. A definição deve sair no final do mês.

 

"A instalação de uma faculdade de medicina é a realização de um sonho. Será excelente para Vargem Alta e para o sul do Estado. Como prefeito, estou feliz em poder vivenciar esse momento. Precisamos unir forças", disse João Bosco.

 

Ao final da reunião, Theodorico Ferraço apresentou proposta que será encaminhada ao governador Paulo Hartung de parceria com a Santa Casa de Misericórdia de Vitória, mantenedora da Emescam, para implantar o curso na região.

 

No ano passado, o Governo do Estado adquiriu todo o imóvel, que possui área de seis hectares e área construída de 11 mil metros quadrados. Na ocasião, chegou a anunciar a instalação de uma escola técnica no local, o que está praticamente descartado.

 

"Instalar uma escola técnica é praticamente impossível. Já um curso de medicina já foi aprovado pelo Ministério da Saúde", defendeu Ferraço.

 

No mesmo documento, Ferraço também pede ao governador que garanta à comunidade religiosa o direito de utilizar a igreja anexa ao prédio e inclua o Hospital Padre Olívio, que poderá ser beneficiada como hospital-escola.

 

Rael Sérgio

Comentários