Reuso de água ganha prêmio do BID - Jornal Fato
Cidades

Reuso de água ganha prêmio do BID

O prêmio é concedido a inciativas do setor privado que sejam inovadores e tenham impacto ambiental e social abrangente


O Aquapolo, maior empreendimento do Hemisfério Sul em produção de água de reuso, fruto de uma sociedade entre a Odebrecht Ambiental e a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), levou o primeiro lugar na categoria geral do Infrastructure 360º Awards, promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pela Universidade de Harvard. O prêmio é concedido a inciativas do setor privado que sejam inovadores e tenham impacto ambiental e social abrangente.

 

A solenidade de premiação ocorreu no dia 27 de março, em Busan, na Coreia do Sul. O prêmio foi recebido por Fernando Santos-Reis, presidente da Odebrecht Ambiental, entregue por Luis Alberto Moreno, presidente do BID, em solenidade que integrou Reunião Anual de Governadores do Banco Interamericano de Desenvolvimento.

 

O infrastructure 360??° Awards, criado em 2013, avalia e promove investimentos sustentáveis em infraestrutura realizados pelo setor privado e parcerias público-privadas nos países membros do BID. Segundo o júri, o prêmio foi concedido porque o Aquapolo é fundamental na proteção dos suprimentos de água potável para São Paulo.

 

Concentrado no fornecimento de água de reuso industrial, o Aquapolo garante que, mensamente, 2.58 bilhões de litros de água sejam exclusivamente destinados para o consumo humano. O projeto, além de reduzir o consumo de água potável pela indústria, também ajuda a reduzir o volume de poluentes despejado em mananciais. Graças à sua tecnologia de membranas, ele retira 584,000kg de amônia e 31,390kg de fósforo por ano das já poluídas águas do rio Tietê.

 

Esta é a segunda premiação internacional recebida pelo Aquapolo. Em abril de 2011, o projeto foi o segundo colocado no Global Water Awards, prêmio que destaca iniciativas inovadoras em abastecimento e saneamento. No Brasil, ele já acumulou o Prêmio ANA 2012, na categoria Empresas, concedido pela Agência Nacional de Águas às iniciativas bem sucedidas em uso inteligente do recurso; e o Prêmio Fiesp/Ciesp de Conservação e Reúso de Água, na categoria Empresas de Médio e Grande Porte.

 

Criado inicialmente para fornecer água de reuso industrial, a partir do esgoto tratado, para empresas do Polo Petroquímico de Capuava, em Mauá, o Aquapolo tem capacidade de produzir até mil litros de água de reuso por segundo, o que equivale ao abastecimento de uma cidade com 500 mil habitantes.

 

Comentários