Mimoso: festa para o ator Stênio Garcia - Jornal Fato
Cidades

Mimoso: festa para o ator Stênio Garcia

Será uma semana de comemorações do dia 26 de abril à 02 de maio


O aniversário é só em 28 de abril, mas a festa dos 83 anos do ator mimosense Stênio Garcia já está praticamente pronta: as atividades tiveram início nessa semana e irão se estender até 2 de maio. A idéia é valorizar todo o histórico de vida, artístico e cultural, do ator envolvendo os conterrâneos, especialmente os estudantes de todos os níveis das redes municipal e estadual do município. Em salas de aula parte dos trabalhos já estão sendo preparados.

Mimosenses e visitantes terão acesso à 'Semana Cultural Stênio Garcia' de 26 de abril a 2 de maio e a previsão é de que o ator chegue ao município no dia máximo da comemoração em 28 de abril. "Vamos recebê-lo com uma carreata na BR 101, no trevo que dá acesso à entrada de Mimoso. O centro da cidade estará em festa para a sua chegada", comenta o secretário municipal de Cultura de Mimoso do Sul, Paulo Renato Barros.

A semana será inteira de mostras artísticas contando a vida e história do ator, incluindo peças teatrais, números de dança, feira gastronômica, exibição de filmes, shows musicais e a apresentação de um videomapping na fachada do prédio da Prefeitura.

STÊNIO GARCIA

O ator Stênio Garcia Faro nasceu em Mimoso do Sul em 28 de abril de 1932.

Em 1958, ele se formou no Conservatório Nacional de Teatro, no Rio de Janeiro, e ganhou uma bolsa de estágio no Teatro Cacilda Becker (TCB), o que foi o marco inicial de sua carreira teatral.

Em 1960, Stênio Garcia ingressou no elenco da última fase do Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), intercalando suas atuações com a atividade no Cacilda Becker. No final da década de 1960, ele já era um ator premiado em montagens inovadoras do teatro brasileiro, trabalhando com nomes como Ziembinski, Ademar Guerra, Flávio Rangel e Antunes Filho. No início dos anos de 1960, Stênio apareceu num episódio da série de TV O Vigilante Rodoviário, no papel de um vilão grileiro de terras.

Em 1972, com a mudança para o Rio de Janeiro, o ator começou a se destacar nos mais variados personagens tanto na televisão quanto no cinema, sempre atuando em produções de sucesso.

Foi casado com a atriz Cleyde Yáconis e casou-se também com a atriz Clarice Piovesan, com quem teve duas filhas: Cássia e Gaya. Atualmente casado com a também atriz Marilene Saade.

Na sua cidade natal (Mimoso do Sul) está localizado o teatro que leva seu nome, o Teatro Stênio Garcia.

Comentários