Marataízes: prefeitura assume frete universitário - Jornal Fato
Cidades

Marataízes: prefeitura assume frete universitário

Por 16 anos, o serviço foi oferecido por empresa terceirizada, mas desentendimentos quanto à documentação necessária levaram à cisão


Após romper com empresa terceirizada, a prefeitura de Marataízes disponibiliza ônibus antigo que alunos dizem não ter boas condições - Foto: Divulgação

A Prefeitura Municipal de Marataízes rompeu contrato e assumiu o transporte de universitários do município até Campos dos Goytacazes-RJ. Por 16 anos, o serviço foi oferecido por empresa terceirizada, mas desentendimentos quanto à documentação necessária levaram à cisão.

As negociações se estenderam por um mês. No período, alunos ficaram sem condução para frequentarem as aulas, constando faltas, perdas de conteúdos e notas em avaliações. A paralisação partiu da empresa que prestava serviço, que exigia da Prefeitura a inclusão no contrato de informações quanto ao número de passageiros, frota necessária e viagens realizadas.

A prefeitura preferiu romper e informou que fará o transporte dos alunos em ônibus próprio do município. O serviço já foi restabelecido, após paralisação na semana passada.

O proprietário da empresa, Luciano Junior. "Que Deus leve e traga os alunos em segurança nas viagens de segunda a sexta, no veículo agora oferecido por eles", disse.

 

Condições de ônibus preocupam alunos

Universitários de Marataízes, que seguem em viagem todos os dias para a cidade de Campos dos Goytacazes, onde estudam em universidades do estado do Rio de Janeiro, reclamam da situação precária dos ônibus que a prefeitura disponibilizou para fazer a rota a partir de ontem (3).

Aluno, que não quer ser identificado por temer represálias, diz que são duas horas e meia de viagem, mas alega que o veículo não tem conforto e estrutura. "Pegamos a BR, seguimos cansados ou às vezes estudando no caminho, e esse 'ônibus branco', antigo da prefeitura, não é digno".

Fotos tiradas pelos passageiros mostram bancos deteriorados. Mas, segundo a assessoria de Comunicação da Prefeitura, serão esses mesmos os veículos que farão o fretamento.

Comentários