Guardas recebem aulas de tiro - Jornal Fato
Polícia

Guardas recebem aulas de tiro

O treinamento é realizado no Clube de Tiro, localizado no bairro Vila Rica, sendo ministrado por cinco instrutores da Academia de Polícia Civil do Espírito Santo (Acadepol-ES)


Primeiras instruções foram dadas ontem, no Clube de Tiro de Cachoeiro - Foto: PMCI

As aulas de tiro para a Guarda Civil Municipal (GCM) de Cachoeiro de Itapemirim foram iniciadas nesta terça-feira (04), com as primeiras instruções para os agentes. O treinamento é realizado no Clube de Tiro, localizado no bairro Vila Rica, sendo ministrado por cinco instrutores da Academia de Polícia Civil do Espírito Santo (Acadepol-ES).

O treinamento faz parte do curso de formação profissional da GCM, um dos pré-requisitos para que os agentes voltem a ter porte de armas. São, ao todo, 550 horas, somando aulas teóricas e práticas, e os guardas estão divididos em duas turmas.

As aulas no Clube de Tiro seguem até o dia 13, com breve pausa no meio desse período por conta do feriado prolongado de 7 de setembro. Já a segunda turma receberá o treinamento nos dias 17 e 19 e de 24 a 27.

Para a conclusão do curso, restarão ainda as disciplinas práticas de estágio de trânsito, relações interpessoais, boletim online e a palestra final da Acadepol-ES. Paralelamente, a Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Semset) deu início aos procedimentos para firmar convênio com a Polícia Federal, visando a emissão dos portes de arma.

"O conteúdo segue a matriz curricular nacional, com atividades diversas. Iniciamos com informações sobre legislação e regras de segurança e, logo em seguida, haverá o treinamento no estande de tiros. Os guardas também passarão por uma série de avaliações", explica o instrutor e coordenador da disciplina de Armamento e Tiro da Acadepol, Dilson Vicente Nunes.

"As instruções para o manuseio de armas e de como atirar compõem, certamente, a parte mais importante do curso, mas é preciso destacar que essa formação tem 28 disciplinas voltadas para as temáticas social, operacional e de capacitação física. Trata-se, portanto, de um investimento muito importante para a capacitação das nossas forças municipais de segurança como um todo", destaca o secretário municipal de Segurança e Trânsito, Ruy Guedes.

Comentários