Mais médicos cubanos para Cachoeiro - Jornal Fato
Cidades

Mais médicos cubanos para Cachoeiro

No início do segundo semestre, oito médicos cubano deverão fazer parte do serviço atendimento básico


 

A rede básica de saúde de Cachoeiro de Itapemirim deverá contar com o reforço de oito médicos cubanos, intercambistas do programa Mais Médicos, do Governo Federal, já a partir do segundo semestre.

 

A informação é do secretário de Saúde, Edison Fassarella, acrescentando que esses profissionais irão se reunir aos 22 estrangeiros que estão atendendo nas unidades de saúde desde abril do ano passado.

 

"Recentemente uma equipe da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) acompanhou o trabalho de um destes médicos, na Unidade Básica de Saúde da Família do Otto Marins, como forma de avaliar a atuação do profissional", contou.

 

Os médicos cubanos estão nas unidades (ver no quadro) de segunda à quinta-feira. Na sexta-feira, eles fazem atividades de capacitação.

 

"Nas unidades, eles promovem programas de saúde como Puericultura, Hiperdia (hipertensão e diabetes) e Saúde da Mulher, além de realizar atividades como visitas domiciliares, curativos, atendimentos médicos e atendimentos de emergência. Com a chegada dos novos profissionais, vamos aumentar a cobertura do programa de saúde que já está em 80% do município", explicou o secretário.

 

Box

Unidades de saúde

De acordo com Fassarela, os médicos cubanos estão distribuídos nas unidades de saúde dos bairros Aeroporto (2); Agostinho Simonato (2); Alto União (1); Amaral (2); BNH de Cima (1); Abelardo Machado (1); Gilson Carone (1); Jardim Itapemirim (2); Nossa Senhora Aparecida (1); Nossa Senhora da Penha (1); Novo Parque (1); Otto Marins (2) e Zumbi (2), além dos distritos de Burarama (1); Conduru (1) e Coutinho (1).

 

Comentários