Caminhada em Guaçuí contra mosquito - Jornal Fato
Cidades

Caminhada em Guaçuí contra mosquito


 

Sensibilizar a população quanto a importância do combate ao mosquito Aedes Aegypti, que transmite Dengue, Chikungunya e Zika. Essa foi a intenção da Secretaria da Saúde de Guaçuí com a realização de uma caminhada pelo centro da cidade, na manhã da sexta-feira (15). A atividade que contou com a presença da prefeita Vera Costa; e do secretário municipal da Saúde, Ivan Viana, reuniu mais de 1000 pessoas.

 

Participaram servidores públicos, alunos de escolas municipais e estaduais e o grupo da terceira idade "Alegria de Viver". A fanfarra formada por alunos da Apae ajudou a animar a mobilização que contou, ainda, com o apoio da 2ª Cia do 3º Batalhão de Polícia Militar; da 2ª Cia do 3º Batalhão de Bombeiros Militar; e do Tiro de Guerra 01-013.

 

A proposta da caminhada foi chamar a atenção da população para o combate ao Aedes Aegypti. Segundo pesquisas, mais de 70% dos focos do mosquito estão dentro das residências o que torna a participação de cada morador muito importante, principalmente num momento em que o município enfrenta um grande aumento no número de notificações de casos de Dengue.

 

A prefeita Vera Costa explicou sobre a caminhada. "A intenção é sensibilizar, é uma ação para chamar a atenção da população, porque não podemos perder essa luta e a participação de todos é muito importante", disse.

 

O secretário da Saúde, Ivan Viana comentou sobre ações que a secretaria desenvolve como mutirões com visitas domiciliares, limpeza e retirada de entulhos nos bairros, campanhas de orientação e afirmou que essas ações vão receber reforços. "Na próxima semana receberemos o apoio de 10 militares do Exército Brasileiro e de agentes da Secretaria Estadual da Saúde, que fazem parte de uma força tarefa de combate ao mosquito", disse.

 

Durante a caminhada os participantes levaram faixas e cartazes destacando a importância do combate aos focos do mosquito, além de entregarem panfletos com dicas. A estudante de 14 anos, Jordania Jordão, participou das atividades. "É importante essa caminhada porque faz com que as pessoas entendam sobre a Dengue e as outras doenças, faz as pessoas prestarem mais atenção nessa situação", afirmou.

 

*Informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Guaçuí.

Comentários