Plantio de árvores contribui para a qualidade da água - Jornal Fato
Cachoeiro

Plantio de árvores contribui para a qualidade da água

A BRK Ambiental comemora o plantio de 40 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica


Neste Dia Mundial da Água, celebrado nesta quinta-feira, 22 de março, a BRK Ambiental comemora uma marca: o plantio de 40 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, realizado com a parceria de diversas instituições de ensino e do meio ambiente, estudantes, moradores e empregados e seus familiares. Esses plantios contribuíram para a proteção de nascentes entre os municípios de Cachoeiro de Itapemirim e Alegre, contemplando áreas localizadas em Pacotuba, Itaoca, Soturno, Bairro Amarelo, Burarama, entre outras.

Iniciados em 2002 pela concessionária de água e esgoto no município, os plantios abrangem uma área de 75 hectares e têm como objetivo promover a recuperação de áreas degradadas e a proteção das nascentes. Entre as espécies plantadas, estão Jacarandá, Ipê, Aroeira, Jequitibá, Pau-d'Alho, Pata-de-vaca, Ingá, Angico e Farinha-seca.

O plantio de árvores, inclusive, é apontado por especialistas como uma solução para que vários municípios capixabas saiam da crise hídrica, o que pode ocorrer num período de dez anos. Com cerca de dois anos, as mudas atingem de dois a três metros, o que ajudará a acabar com a impermeabilização do solo. A mudança acontece da seguinte forma: a gota de chuva passa a não cair direto no solo, mas vai na folha, no tronco e chega ao solo em uma velocidade menor, o que contribui na infiltração. Assim, não escorre, lavando o solo.

Ao longo dos anos, esses plantios tiveram como parceiros a Floresta Nacional de Pacotuba (Flona), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Polícia Ambiental, a Escola Família Agrícola, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a Pastoral da Ecologia, a Secretaria de Estado de Agricultura (Seag) e a Secretaria Municipal de Agricultura de Cachoeiro de Itapemirim (Semag), comunidades e escolas do entorno, entre outros.

O diretor da BRK Ambiental, Bruno Ravaglia, ressalta que o plantio de mudas é uma ação implementada com foco na proteção dos recursos hídricos em Cachoeiro de Itapemirim. "A partir do momento em que plantamos espécies nativas fazendo a cobertura vegetal da região, estamos protegendo as nascentes e garantindo a infiltração e, consequentemente, a produção de água. Vale destacar que a celebração do Dia Mundial da Água precisa ir muito além de compartilhar boas práticas. É importante aproveitar a data para fazer uma reflexão, pois a proteção dos mananciais requer ações contínuas ao longo do ano, com participação de todos", afirma

Em 2017, nos meses de maio, junho e dezembro, foram realizados quatro plantios de mudas: nos bairros IBC e Amarelo, envolvendo moradores e estudantes, na Flona de Pacotuba e numa área ao lado da Pequena Central Hidrelétrica (PCH), na Ilha da Luz, de propriedade da própria BRK Ambiental, envolvendo empregados da concessionária e seus familiares.

Um dos plantios realizados foi em parceria com o Instituto de Pesquisas Educacionais (IPE). A pedagoga da educação infantil Beatriz Saib Chequer Rizo enfatizou que a ação sensibiliza tanto as crianças do ensino fundamental quanto os alunos do ensino médio. "Com os menores, há o estímulo da relação com a natureza, principalmente em relação às águas e às matas. Nos adolescentes, há a contribuição para a preservação ambiental e até o despertar para a carreira profissional", afirma.

Comentários