Dia do Idoso é todo dia - Jornal Fato
Artigos

Dia do Idoso é todo dia

Embora todo dia seja uma oportunidade de amar e de respeitar os idosos da nossa sociedade


Embora todo dia seja uma oportunidade de amar e de respeitar os idosos da nossa sociedade, em 01 de outubro, é comemorado o dia deste grupo de pessoas tão essenciais do qual, se Deus quiser, todos nós faremos parte em algum momento.

 

Essenciais porque já percorreram um árduo caminho, porque já batalharam muito na construção de sua história e, quiçá, na construção da história de tantas outras pessoas. São essenciais porque já viveram muitas situações e, por isso, carregam em si experiências e sabedorias das quais temos muito o que aprender...

 

Nesse sentido, lembro-me do livro de Levítico 19, versículo 32, extraído da bíblia cristã:

 

""Levantem-se na presença dos idosos, honrem os anciãos, temam o seu Deus. Eu sou o Senhor"

 

Aos idosos, que merecem todo o nosso respeito, ficam os parabéns e o desejo de que as ricas benções de Deus lhes acompanhem.

 

Recordo-me que, quando criança, as pessoas com mais de 50 anos me pareciam "velhinhas", mas, hoje, vejo cidadãos com mais de 80 anos saudáveis, lúcidos, cheios de vida e de alegria para transmitir. Além da disponibilidade, que só eles têm, de cuidar e de amar os seus.

 

Todavia, quem são os idosos? Com ou sem vigor, nos termos do Estatuto do Idoso, ancião é a pessoa com idade igual ou superior a 60 anos, de modo que, após esta idade, passa a ter direitos prioritários e proteções que devem ser respeitadas por todos, ou seja, pela família, pela comunidade, pela sociedade e pelo poder público.

 

Quais são os direitos do idoso então? Em síntese, os mesmos direitos de qualquer pessoa humana, mas estes têm absoluta prioridade. São exemplos os direitos à vida, à saúde integral, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

 

Para concretização dos direitos acima pontuados, os idosos poderão, se preenchidos os requisitos idade + tempo de contribuição, aposentar-se. Ao idoso, com mais de 65 anos e com renda familiar inferior a ¼, existe ainda a proteção social chamada BPC, que lhe garante 1 (um) salário mínimo por mês. Têm ainda direito ao transporte gratuito, nos termos da lei; a um desconto de 50% em atividades culturais e de lazer; à prioridade em filas e em ações populares, etc.

 

Deste modo, aos idosos, além de parabéns, fica o desejo de que seus direitos sejam, de fato, respeitados e de que, depois de décadas superando os desafios da vida, que não permitam que a amargura entre em seus corações, que sejam por todos honrados e que honrem e amem a Deus, pois só a Ele deve ser dada toda honra e toda glória pelas conquistas realizadas e pela vida que, a cada dia, se renova no abrir dos olhos pela manhã.

 

Aplausos... e a paz do Senhor a todos vocês.

 

 

 

 

      

 


Katiuscia Marins Colunista/Jornal Fato Advogada e professora

Comentários