Conexão Mansur: Programa para Cultura e Turismo - Jornal Fato
Artigos

Conexão Mansur: Programa para Cultura e Turismo

Faço indicativos abaixo, no sentido de ser encarado como PROGRAMA DE GOVERNO, nas áreas de cultura e turismo


- Ilustração: Zé Ricardo

(Com o término do atual governo municipal e a posse do futuro, em janeiro de 2025, eu, como cidadão de alma cachoeirense, faço os indicativos abaixo, no sentido de ser encarado como PROGRAMA DE GOVERNO, nas áreas de cultura e turismo):

1 - Recuperação da Ilha do Meirelles, transformando-a em Centro Municipal de visitação turística e de educação ecológica. (Tenho a Escritura Pública de doação da Ilha por Newton Meirelles, e posso disponibilizá-las aos candidatos a prefeito legitimamente interessados).

2 - Recuperação das fachadas dos casarios históricos da Casa dos Braga até a subida da Igreja da Consolação, visando recuperar a cultura histórica do Centro da cidade como local histórico-cultural, com a troca pela isenção ou abatimento no IPTU por "tantos" anos.

3 - Realização e patrocínio de Feiras de Artesanato, de Livros e etc., na Praça Jerônimo Monteiro, Praça de Fátima e praças de outros bairros com boa possibilidade de ajuntamento de cidadãos consumidores.

4 - Recitação e Leitura de textos cachoeirenses e outros na Praça Jerônimo Monteiro e outras praças, sempre patrocinando as escolas públicas municipais e facilitando as demais escolas locais.

5 - Apresentação de corais e bandas aos sábados, domingos e feriados na Praça Jerônimo Monteiro.

6 - Exposição renováveis de fotografias antigas de Cachoeiro, no Palácio Bernardino Monteiro.

7 - Focando nos grandes artistas e intelectuais cachoeirenses, organizar mensalmente, no mês de aniversário de cada um, apresentações culturais e/ou musicais. (Artistas e intelectuais - Roberto Carlos, Rubem Braga, Newton Braga, Sérgio Sampaio, Raul Sampaio, Carlos Imperial, Luz Del Fuego, Menininho, Zilma Coelho Pinto, etc.)

8 - BIENAL RUBEM BRAGA - Que a Bienal não seja apenas mero evento, mas sim a culminância de processo continuo mês a mês, dia a dia, junto às escolas locais e dos municípios da região, fazendo em vivências criativas e produtivas com que Cachoeiro seja, de fato, a Capital Nacional da Crônica, em honra do escritor maior - RUBEM BRAGA.

9 - Tal qual ocorre em Belo Horizonte e outras cidades, colocar estátuas de bronze ou de mármore de grandes personalidades cachoeirenses, reunidas na Praça Jerônimo Monteiro e incentivar o cidadão cachoeirense a se aproximar delas.

10 - Investir no Artesanato de mármore, inclusive no aspecto cultural, atividade praticamente inexistente em Cachoeiro.

11 - Investir no café regional/especial, como produto de valor turístico e de qualidade, para além de simples bebida.

12 - Recuperação do Cemitério Municipal de Cachoeiro, onde tantas figuras históricas, ilustres e importantes, têm seus túmulos depredados e não identificados. Pretende-se que o cemitério tenha a importância também turística como os de Buenos Aires, Paris, Rio de Janeiro e São Paulo.

13 - Republicação inclusive em papel, de todos os livros históricos cachoeirenses, a maior parte deles em com suas edições esgotadas.

14 - Utilização do Teatro Rubem Braga e do Palácio Bernardino Monteiro durante o período de verão, a fim de que os mais pobres, que não vão para as praias e montanhas possam ser acolhidos em Cachoeiro, sua cidade.

15 - Volta do Bonde da Cultura (Projeto de Educação Patrimonial), para levar crianças, estudantes e terceira idade, durante toda a semana, a locais culturais e turísticos de Cachoeiro.

Breve volto com novas sugestões para a Cultura e o Turismo de Cachoeiro.

 

54 Anos, 1 Mês, 25 dias

 

 

Sim, foram exatamente 54 anos, 1 mês e 25 dias de trabalho da Tereza Zaban, na Banca de Revistas da... Tereza, Edifício Primus, centro da cidade de Cachoeiro. Trabalho e dedicação de Tereza Zaban, na antiga Agência Santana, que há alguns anos transformou-se na Banca da Tereza.

Agora a Tereza, juntamente com sua irmã Ana, resolveu fechar a banca e nós haveremos de homenageá-la, aqui e agora, mais que merecidamente e com todos os louvores a alguém dedicado ao trabalho, de segunda a segunda, sem folga.

Tereza, te agradecemos muito pelo seu trabalho lindo e digno, ao lado da Ana, sua irmã, ambas sempre pensando na clientela mais que fiel, na qual estou inscrito a... 54 Anos, 1 Mês, 25 dias.

(As fotos foram todas tiradas no dia 25 de fevereiro, domingo, o último dia de funcionamento da BANCA DA TEREZA. Todos os que aparecem na foto são clientes fiéis).

 

 


Higner Mansur Advogado, guardião da cultura cachoeirense e, atamente, vereador

Comentários