Venda Nova recebe título oficial de Capital Nacional do Agroturismo

Um dos maiores eventos realizados em Venda Nova do Imigrante é a Festa da Polenta, celebrada anualmente no mês de outubro.

20/06/2023 18:42
Venda Nova recebe título oficial de Capital Nacional do Agroturismo /Fotos: AssCom PMVNI.

Nesta terça-feira (20), foi aprovado no Senado o Projeto de Lei (PL) 1.847/2021, que atribui ao município de Venda Nova do Imigrante o título oficial de Capital Nacional do Agroturismo. A decisão da Comissão de Educação (CE) é definitiva.

Com uma população de mais de 25 mil habitantes, Venda Nova do Imigrante se destaca na produção de produtos artesanais, como bolos, biscoitos, geleias, macarrão, queijos, artesanato em madeira, bordados e sabonetes. Um dos maiores eventos realizados na cidade é a Festa da Polenta, celebrada anualmente no mês de outubro. Além disso, a cidade, nas Montanhas Capixabas, sedia a  Feira Estadual de Turismo Rural (RuralturES 2023), que só este ano, em sua terceira edição, recebeu cerca de 40 mil pessoas de 15 a 18 deste mês.

O município capixaba recebeu o título de Capital Nacional do Agroturismo em 2005, concedido pela Associação Brasileira de Turismo Rural (Abraturr) e chancelado pelo Ministério do Turismo no ano seguinte. Com a aprovação no Senado, o título passa a ser oficial.

Venda Nova começou a desenvolver o agroturismo em 1987, quando a atividade nem tinha nome no Brasil. A denominação usada vem do italiano ?agriturismo? e foi na Itália que os primeiros empreendedores buscaram informações para a prática. Em 1994, o município foi o primeiro do Brasil a criar o Selo de Inspeção Municipal (SIM).

Para o prefeito de Venda Nova do Imigrante, Paulinho Mineti, Venda Nova do Imigrante já é destaque nacionalmente e, com título oficial, haverá ainda mais oportunidades de crescimento econômico, investimentos e visibilidade para o município. ?O agroturismo está na essência de Venda Nova. Esse título oficial é motivo de orgulho, porque representa toda a luta e o empenho do nosso povo tão honesto e trabalhador, dedicado a alavancar o município. Quero aqui parabenizar toda a nossa população vendanovense. O amor por nossa cidade, o trabalho árduo e a dedicação com o nosso município permitiram com que chegássemos a esse patamar de excelência?, disse Mineti.

Atualmente, a Associação de Desenvolvimento do Agroturismo (Agrotur), criada em 1993, conta com 43 associados. O Agrotur ainda estimula e divulga o agroturismo, com a confecção de folders, captação de mídia espontânea, suporte para participação em feiras e também na elaboração dos mapas com roteiro do agroturismo.

O agroturismo de Venda Nova do Imigrante se tornou referência nacional. Vários municípios capixabas e de outros Estados vêm visitar o município para conhecer o modelo de agroturismo praticado no município.