Cantinho italiano a poucos minutos da praia em Anchieta - Jornal Fato
Turismo

Cantinho italiano a poucos minutos da praia em Anchieta

Você sabia que Anchieta foi uma das portas de entrada de milhares de italianos no Brasil?


- Divulgação/Anchieta

Circuito dos Imigrantes é atração por suas belezas naturais, além da fabricação artesanal de diversos itens como cachaça, pães, biscoitos, licores, geleias, defumados, entre outros produtos. Visitas guiadas todos os domingos partem do Centro de Anchieta

Você sabia que Anchieta foi uma das portas de entrada de milhares de italianos no Brasil? Na segunda metade do XIX, Anchieta, então Vila de Benevente, recebeu cerca de oito mil imigrantes italianos que tinham a missão de colonizar as áreas de vazio demográfico da Capitania. O programa imigratório atraiu um grande contingente de agricultores provenientes, principalmente, do norte da Itália, da província de Trento.

Desde então, é notória a tradição deixada pelos colonos italianos. Seja nas construções, nos hábitos, na linguagem ou na gastronomia, o município tem traços e marcas que formam a identidade do povo anchietense.

O Circuito dos Imigrantes de Anchieta (ES) é sinônimo de muita cultura, boa gastronomia e vistas estonteantes. A poucos minutos da praia, você encontra este reduto de descentes de italianos cheio de história e tradições. E é possível conhecer tudo isso, de

 forma guiada, com passeios que saem todos os domingos. 

O Circuito é reconhecido pela Lei Municipal nº 1279/2018 e é composto pelas localidades por onde passaram e se estabeleceram os imigrantes italianos que chegaram em Anchieta. São elas: Porto de Cima, Morro da Penha, Residencial Martins, Arerá, Baixo Pongal, Simpatia, Serra das Graças, Córrego da Prata, Dois Irmãos, Alto Pongal, Alto Joeba e Segundo Território.

Comentários