Vila Rica terá nova unidade de saúde e mais médicos da família - Jornal Fato
Saúde

Vila Rica terá nova unidade de saúde e mais médicos da família

O projeto da obra foi aprovado pelo prefeito Victor Coelho nesta quinta-feira (25)


- Divulgação/PMCI

O bairro Vila Rica, em Cachoeiro, vai ganhar uma unidade básica de saúde (UBS) nova, mais ampla, moderna e acessível que a atual. O projeto da obra foi aprovado pelo prefeito Victor Coelho nesta quinta-feira (25). 

O prédio será construído em terreno da prefeitura, na principal avenida do bairro, a Nossa Senhora da Consolação. Terá uma área total de 314 metros quadrados, abrigando quatro consultórios médicos e um odontológico, sala de espera, auditório, entre outros espaços. 

Com a nova unidade, a prefeitura vai poder ampliar o atendimento em saúde no Vila Rica. Hoje, os moradores são atendidos por uma equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF), formada por médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem e agentes de saúde. 

"Quando o prédio for entregue, o bairro passará a contar com mais uma equipe de ESF do mesmo tamanho, ou seja, vamos dobrar a quantidade de profissionais. Além disso, passaremos a oferecer atendimento odontológico", destaca a secretária de Saúde, Luciara Botelho. 

"É um investimento que vai ao encontro dos anseios dos moradores, que nos pediram mais profissionais e um espaço melhor, confortável e em local de acesso mais fácil no bairro", complementa. 

Primeira UBS com energia solar

A nova UBS do Vila Rica será a primeira do município a contar com placas fotovoltaicas para captação de energia solar, o que possibilitará economia nos custos para funcionamento.

A apresentação do projeto da unidade, no gabinete do prefeito, nesta quinta, contou com a participação de representantes das secretarias municipais que estão mobilizadas para a construção da UBS: Saúde (Semus), de Desenvolvimento Urbano (Semdurb), de Meio Ambiente (Semma), e de Modernização e Análise de Custos (Semmac).

A obra está orçada em R$ 1,2 milhão, valor oriundo do programa de investimentos com recursos próprios do município. 

"Pedi à nossa equipe máximo empenho para que possamos assinar a ordem de serviço para início dessa obra durante a Festa de Cachoeiro. É um investimento fundamental para que possamos dar um grande salto de qualidade na oferta de saúde naquela região", salientou Victor Coelho. 

A atual UBS do Vila Rica funciona na rua José Humberto Grillo, n° 1, em espaço cedido pela associação de moradores do bairro.

Comentários