Vacinação: 3ª dose deve começar com idosos e profissionais da saúde - Jornal Fato
Saúde

Vacinação: 3ª dose deve começar com idosos e profissionais da saúde

Declaração é do ministro Marcelo Queiroga. Sobre a vacinação da faixa etária dos 18 anos, o ministério da saúde pretende finalizar a imunização até o mês de outubro


- Foto: Marcelo Camargo

Nesta quarta-feira (18), o ministro da saúde, Marcelo Queiroga declarou que a apliação da terceira dose da vacina contra covid-19, ou também chamada de dose de reforço, poderá começar por profissionais da saúde e por idosos: "A gente vai começar por grupos prioritários. De novo, profissionais de saúde, os mais idosos", anunciou Queiroga à imprensa.

O ministério da saúde está ainda aguardando o resultado de estudos sobre dose de reforço da Coronavac, embora Queiroga defenda a redução do intervalo da Pfizer em setembro para 21 dias. Porém o reforço também se deve à eminência do avanço da variante delta, do coronavírus. 

 "Estamos planejando aqui, para que no momento em que tivermos todos os dados científicos, número de doses suficientes, já orientar o reforço dessa vacina, isso em relação a todos os imunizantes disponíveis", disse Marcelo Queiroga. O ministro destacou ainda que não há evidência científica sólida de como deverá ser a terceira dose. 

"Pessoas com duas doses podem adoecer, inclusive em formas graves, mas se compararmos os que se vacinaram com duas doses e aqueles que não receberam a vacina, o benefício da imunização é incontestável", reforçou o ministro. 

Sobre a vacinação da faixa etária dos 18 anos, o ministério da saúde pretende finalizar a imunização até o mês de outubro

Comentários