Universitários recebem treinamento para atuar na Santa Casa - Jornal Fato
Saúde

Universitários recebem treinamento para atuar na Santa Casa

Ao todo, são 34 alunos que atuarão diretamente com os pacientes


Divulgação

A Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro realizou uma tarde de treinamento para os estudantes de Fisioterapia do Centro Universitário São Camilo.

A turma do 9º semestre, orientada professora Fernanda Nogueira da Silva, inicia neste mês o estágio obrigatório aqui na instituição.

O curso foi idealizado pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), em parceria com o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), e apresentado pela enfermeira Karina Laquini e o técnico em segurança do trabalho Rafael Marin Magnago.

Os conteúdos trabalhados foram: Política de Gerenciamento de Resíduos Hospitalares; Importância do Descarte Correto e Consciente de Materiais; Precauções e Higienização das Mãos; Normas Internas da Instituição e Saúde e Segurança do Trabalho.

Também foram informados sobre a importância da utilização do Equipamento de proteção individual (EPI) e da correta higienização das mãos antes e depois de qualquer procedimento com o paciente.

Ao todo, são 34 alunos que atuarão diretamente com os pacientes auxiliando os funcionários da instituição.

A Santa Casa e a São Camilo possuem uma parceria recorrente. Todos os semestres alunos da área da saúde, como nutrição, enfermagem e fisioterapia realizam estágios no hospital.

Segundo a técnica em segurança do trabalho Beatriz Cardozo Galito, essa capacitação é realizada com qualquer colaborador da instituição seja ele funcionário ou estagiário.

"Nas reuniões são apresentadas as rotinas do hospital, afinal, todas as empresas possuem regras que devem ser seguidas, e mesmo sendo um estágio obrigatório sem remuneração, eles irão trabalhar diretamente com os pacientes e por isso, precisam ser orientados sobre as normas internas do hospital, assim como orientações, obrigações, proibições, etc".

Comentários